Diário da Serra
Diário da Serra

Dia do Bombeiro é comemorado com carreata em Tangará

Lucélia Andrade/Redação DS 02/07/2019 Saúde

Bombeiros saíram de viaturas com as sirenes ligadas, pela cidade

Saúde

A 3ª Companhia Independente Bombeiros Militar (CIBM) de Tangará da Serra realizou no início da manhã desta terça-feira, 2, uma carreata com as viaturas nas avenidas da cidade, para comemorar o ‘Dia do Bombeiro’, lembrado hoje [2 de julho].

 

O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais sérias e respeitadas do país. “(..) felizmente o CB é essencial para sociedade e resumidamente ele surgiu da necessidade do ser humano em dar resposta a incêndios e catástrofes que ocorrem na sociedade”, disse o tenente da 3ª CIBM, Campos Filho.

 

Ele conta que no dia 2 de julho de 1856, o imperador Dom Pedro assinou um decreto criando o Corpo Provisório de Bombeiros da Côrte, destinado inicialmente ao combate a incêndio. E com o passar o tempo aumentando o leque de atribuições do Corpo de Bombeiros para salvamentos. “E hoje nós temos o Corpo de Bombeiros responsável não somente pelo combate a incêndio, mas busca e salvamento, socorro de urgência e emergência (...) atribuições na parte de segurança contra incêndios, além das atividades de Defesa Civil”, complementa o oficial.

 

Conforme o tenente são várias etapas que precisam ser passadas, até que um cidadão se torne um bombeiro militar de fato. E isso inclui treinamentos constantes e intensos para que os militares possam atender a população da melhor maneira possível.

 

Em Tangará da Serra, a 3ª CIBM foi fundada há 20 anos. Durante um tempo a CIBM era responsável pelo atendimento de 22 cidades, além de Tangará. “(...) com o passar dos anos inauguramos em Juína e recentemente em Campo Novo do Parecis”, destaca. Para o tenente, 2 de julho, é uma data que se comemora a criação do Corpo de Bombeiros no Brasil, por isso ela é muito importante.

 

A atuação dos bombeiros, segundo ele, vai além de atendimentos de ocorrências. “(...) vários outros projetos de ações preventivas, socioeducativas, palestras nas escolas (...) para assim criarmos essa mentalidade preventiva na população para evitar ocorrências, pois tem um ditado bem conhecido no nosso meio que fala que acidente acontece quando a prevenção falha”, frisa Campo Filhos. (Com informações: Gilvan Melo - Serra FM) 

Diário da Serra

Notícias da editoria