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Cadastro positivo passa a valer nesta terça: veja o que muda

Reinaldo Domingos 09/07/2019 Artigos

"Ainda é cedo para afirmar se a nova medida irá realmente reduzir as atuais taxas de inadimplência (...)"

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Cadastro positivo passa a valer nesta terça: veja o que muda

A nova lei do cadastro positivo automático passa a vigorar a partir desta terça-feira (09) e cria um “currículo financeiro” dos consumidores, com o histórico sobre dívidas e pagamentos de contas, que poderão ser acessadas por bancos, instituições financeiras e empresas para avaliação de financiamentos e créditos.


Diferente do cadastro negativo, o cadastro positivo serve como um comprovante de bom pagador, assim os bancos e empresas, teoricamente, podem oferecer melhores condições a clientes com bom histórico de pagamento.


Antes, o consumidor precisava solicitar a inclusão do seu CPF no cadastro, com a nova lei essa inclusão será automática, porém é possível pedir a exclusão das informações gratuitamente.


O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, acredita que a medida pode valorizar os bons pagadores, mas ressalta que esse hábito deve existir de forma independente.


“A educação financeira mostra que o crédito não é e nunca será um vilão, mas sim uma maneira de realizar sonhos, portanto o planejamento financeiro em busca de mais sustentabilidade nas próprias finanças continua sendo essencial, com cadastro positivo ou não”.


Impactos
Economistas e gestoras de crédito acreditam que a nova medida, facilitando o acesso ao crédito, irá impactar na queda da inadimplência e também na redução das taxas de juros. Além disso, outro ponto levado em consideração seria o aumento da competição entre as instituições que oferecem crédito.


“Ainda é cedo para afirmar se a nova medida irá realmente reduzir as atuais taxas de inadimplência recorde, mas a orientação é que sempre se busque pagar as contas em dia, renegocie as dívidas, tenha os dados sempre atualizados, ou seja, acredito que a nova leu pode fazer com que os consumidores prestem maior atenção ao próprio score e passem a mudar os hábitos em relação a esse tema”, afirma Domingos.

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br).

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