Diário da Serra
Diário da Serra

Sábado é o Dia D de vacinação contra sarampo

Fabíola Tormes / Redação DS 17/10/2019 Saúde

Crianças de seis meses a menores de cinco anos devem se vacinar

Sábado é o Dia D de vacinação contra sarampo

Neste sábado, dia 19 de outubro, a partir das 8h, cinco unidades de saúde de Tangará da Serra – Clínica da Família (Centro), Shangri-lá, Residencial Barcelona, Jardim Presidente e Santa Isabel – estarão de portas abertas para receber as crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo.


De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, Juliana Herrero, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação é uma oportunidade que os pais têm de verificar o cartão de vacinas dos filhos e reforçar a proteção para aqueles que se encaixam na dose zero. “Importante que todas as crianças, mesmo as que estão com a vacina em dia, compareçam, para ser reavaliado o cartão e ver necessidade de fazer a dose da vacina”, alerta a responsável, ao lembrar que o sarampo é uma doença infectocontagiosa grave, de fácil contaminação e que pode ocasionar o óbito. “Então, a melhor maneira de prevenir e proteger as nossas crianças é pela vacina”.


A campanha iniciou no dia 7 de outubro e segue até o dia 25 deste mês, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas de todas as crianças abaixo dos cinco anos. “A vacina é seletiva, então, só vai receber a vacina a criança que necessitar conforme a idade”. Em todo o país, a meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária.


MAIS - Diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, e manchas brancas na mucosa bucal, os responsáveis pela criança deverão buscar um serviço de saúde. Apenas o profissional de saúde poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria