Diário da Serra
Diário da Serra

PROJETO DE LEI – Tangará terá semana de conscientização sobre depressão

Fabíola Tormes / Redação DS 15/06/2021 Saúde

PL foi discutido pelos vereadores e agora retorna para nova votação

Projeto volta a ser discutido nesta terça-feira

A depressão é considerada pela Organização Mundial de Saúde como o “mal do século” que atinge mais de 12 milhões de brasileiros. Além disso, apesar de existirem tratamentos eficazes para a depressão, estima-se que o número de pessoas que conseguem acesso ao tratamento seja de menos da metade do total da população afetada pela doença. Dentre os entraves à busca e/ou obtenção de um tratamento eficaz estão principalmente o preconceito referente à doença, além de diagnósticos imprecisos.

Diante dessa problemática, os vereadores Rogério Silva (DEM) e Ademir Anibale (MDB), iniciaram uma discussão na Câmara Municipal de Tangará da Serra, por meio do Projeto de Lei nº 017/2021.

A propositura, que institui a Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate da Depressão em Tangará da Serra, começou a ser discutida pelos vereadores na sessão da última semana e agora retorna para segunda votação.

Se instituída, a semana será comemorada sempre na primeira semana de setembro de cada ano, com ações de reflexão e conscientização sobre essa temática, objetivando promover ações sobre a prevenção e o enfrentamento da depressão e os problemas a ela relacionados.

“Além disso, coincide com início da Campanha “Setembro Amarelo”, uma campanha que visa à prevenção ao suicídio, cujo diversas pesquisas indicam que uma de suas principais causas estão correlacionadas a problemas causados pela depressão”, destacam os parlamentares tangaraenses.

Quando aprovada e sancionada, serão objetivos da semana: ampliar a informação e o conhecimento sobre a depressão, suas causas, sintomas, meios de prevenção e de tratamento; incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes; viabilizar a integração de órgãos e entidades, públicos e privados, em ações conjuntas que visem combater a doença; e combater o preconceito que cerca a depressão.

A discussão deve ser feita por meio de ações educativas, fóruns, campanhas, simpósios, debates e outros meios necessários.

Diário da Serra

Notícias da editoria