Diário da Serra
Diário da Serra

Em dia de campo, prefeito, secretários e agricultores conhecem projeto de uso da batata-doce na produção de biocombustível

Alexandre Rolim / Assessoria de Comunicação 29/06/2021 Rural

O projeto está em fase de incubação e tem mostrado grande viabilidade para os pequenos produtores, que buscam apoio para a implementação

Rural

O prefeito municipal, Vander Masson, participou no final de semana de um dia de campo em projeto no Assentamento Vale do Sol I, Comunidade Bezerro Vermelho, que pretende industrializar batata-doce para produção de biocombustível, bem como para a fabricação de amido, farinha e ração para animais. Estiveram com o chefe do Executivo Municipal, os secretários de Agricultura, Rogério Rio, e de Infraestrutura, Marcos Scolari.

De acordo com o secretário de Agricultura, o projeto desenvolvido pelo pesquisador Aldo Silva é referência na produção de batata-doce de mesa e industrial e foi apresentado como alternativa para produtores do Assentamento Antônio Conselheiro, mais especificamente das agrovilas 18 e 03.

“Por ser uma cultura de baixo custo, poderá ser uma nova opção de renda para os produtores do nosso município”, destacou Rogério Rio.

O projeto está em fase de incubação e tem mostrado grande viabilidade para os pequenos produtores, que buscam apoio para a implementação. Essa inovação tecnológica busca desenvolver uma plantação ecologicamente correta para a produção de biocombustíveis, seja etanol ou biodiesel, além de gerar emprego e renda com o uso da matéria-prima.

O projeto já foi apresentado às autoridades estaduais e a ideia é criar uma cadeia produtiva, melhorando a renda das propriedades, que poderão cultivar a batata-doce a ser utilizada na produção de etanol ou biodiesel.

Diário da Serra

Notícias da editoria