Diário da Serra
Diário da Serra

NO CEARÁ - Policiais penais de Mato Grosso participam de Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário

Nara Assis | Sesp-MT 17/08/2021 Polícia

Capacitação teve início nesta segunda-feira e terá duração de 20 dias, com o total de 350 horas/aulas

Polícia

A Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) enviou três policiais penais para participar do IV Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC). A capacitação é realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará, por meio da Escola de Gestão Penitenciária do Estado (EGPR).

De Mato Grosso, estão participando os policiais penais Agno Ramos (Cadeia Pública de Campo Novo do Parecis), Alisson Pereira da Silva e Enoan Luiz Souza de Oliveira (Penitenciária Central do Estado – Cuiabá). O curso teve início nesta segunda-feira,  16, e terá duração de 20 dias.

A formação visa capacitar os policiais penais do Sistema Penitenciário do Ceará e de outras unidades federativas, para atuarem na solução de conflitos no interior das unidades prisionais e desempenhar, de forma mais efetiva, procedimentos e técnicas adequadas em circunstâncias adversas como crise, rebelião, motim generalizado, entre outras práticas.

Para participar do curso, os agentes precisaram obter êxito no Teste de Aptidão Física (TAF). Ao todo, foram 139 inscritos. Destes, apenas 88 passaram nos testes de exercícios. A carga horária será de 350 horas/aulas, contendo disciplinas como o uso diferenciado da força, Lei de Execuções Penais (LEP), direitos humanos e ética.

Já as disciplinas táticas utilizam doutrina própria, específica da intervenção prisional. Além disso, os participantes também terão conhecimentos sobre as atividades policiais, como abordagem, escolta, combate veicular, sobrevivência policial, aph tático, armamento e tiro, imobilizações, combate a incêndio, defesa pessoal, dentre outros.

O secretário executivo de planejamento e gestão interna da SAP, Maiquel Mendes, coordenador da missão, falou sobre a importância da integração entre outras forças de segurança e a expansão do curso para agentes de outras regiões do Brasil.

“Precisamos de pessoas dispostas. Na condição de alunos, vocês vieram em busca de mais conhecimentos. O resultado tem que ser um só: prestar um serviço de qualidade para a sociedade. Nós estamos aqui para servir. Tenham isso em mente. Se não tiverem, estão na profissão errada. Precisamos de gente determinada, focada em fazer a diferença”.

Para o secretário de Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, nada se conquista com pouco esforço.

“Vocês estão aqui para fazer a diferença. É importante que todos deem o melhor de si nesse momento. Nada se consegue sem trabalho, sem empenho, sem esforço. Tudo tem um sacrifício. Aproveitem essa oportunidade. Bom curso a todos”.
(Com informações da Assessoria da Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará)
Diário da Serra

Notícias da editoria