Diário da Serra
Diário da Serra

A PARTIR DESTA SEXTA – Retorno das visitas em presídios começará de forma gradativa

G1 MT 29/10/2021 Polícia

Apenas as unidades de Cuiabá e Tangará seguem sem permissão para visitação

Polícia

As visitas nos presídios de Mato Grosso começarão a ser retomadas nesta sexta-feira, 29, de forma gradativa, segundo secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante. Apenas as unidades de Cuiabá e Tangará da Serra seguem sem permissão para visitação.
As visitas estão suspensas desde o início da pandemia da Covid-19, março de 2020. Nesse período, seis presos e 19 policiais penais morreram em decorrência da doença.
De acordo com o secretário, cada unidade penal vai ter a própria organização para as visitas, como datas, horários e logística de entrada. “Temos 46 unidades penais no estado, cada uma com uma estrutura diferente e limitações, então não dá para estabelecer uma regra geral para todas”, pontuou.
As unidades de Cuiabá estão em fase final de vacinação e, por isso, deverão aguardar mais 15 dias após a finalização para organizar as visitas.
Alexandre Bustamante explicou que, nesta fase de retorno gradativo, será limitado a presença de um visitante por preso.

“A Secretaria de Saúde emitiu uma nota recomendativa para o retorno, que será seguida à risca. No fim de cada visita, os profissionais passarão a monitorar os presos para evitar o surgimento de novos casos da doença”, explicou.

O secretário anunciou também que foi prorrogado o prazo de validade das carteiras de visitação por mais oito meses.
Atendimentos nos presídios – No mesmo período de retorno das visitas, serão liberados os atendimentos presenciais aos advogados nos presídios. Os profissionais deverão fazer o agendamento e respeitar as condições impostas pela Secretaria de Saúde, como o uso de máscara e apresentação do cartão de vacinação para a entrada.
Também está autorizado o retorno presencial dos atendimentos em sala de aula e assistência religiosa aos presos.

Diário da Serra

Notícias da editoria