Diário da Serra
Diário da Serra

PARA ACADÊMICOS – Unemat oferta bolsas de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico

Miguel Netto / Unemat - Tangará 08/07/2022 Educação

Ao todo são 60 bolsas abertas em dois editais para acadêmicos

Objetivo é a formação de novos pesquisadores

Começar a vida de pesquisador ainda na graduação. Esta é a oportunidade que a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está propiciando a seus acadêmicos por meio de dois editais. O primeiro concede 38 bolsas de iniciação científica com recursos da própria Unemat e também da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). No segundo edital aberto são mais 22 bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação.

Nessas bolsas o acadêmico deve ter disponibilidade de dedicar 12 horas da semana as atividades de pesquisa que são orientadas pelos professores ou profissionais técnicos da instituição. A remuneração das bolsas ofertadas pela Unemat é de R$ 560,00 e as da Fapemat no valor de R$ 585,00. Para concorrer o acadêmico não pode possuir vínculo empregatício.

Segundo o edital a bolsa de iniciação científica tem por objetivo a formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa dos alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada. Os projetos culminam com um trabalho final avaliado e valorizado, fornecendo retorno imediato ao bolsista, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação.

Já a bolsa de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação visa estimular o acadêmico de graduação, servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa dos alunos no desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação em projetos com qualidade acadêmica e mérito científico e tecnológico.

As inscrições tanto para bolsas de iniciação científica quanto para bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação vão do dia 1º de julho e seguem até o dia 11 de agosto, e o resultado final será conhecido em 31 de agosto. A pesquisa científica é um dos processos que dão base a graduação de qualidade e por isso a Unemat tem investido na expansão dessa política.

Diário da Serra

Notícias da editoria