Diário da Serra
Diário da Serra

CAPTAÇÃO SEPOTUBA – “Até agora, o projeto da água não andou”, reclama vereador

Fabíola Tormes / Redação DS 21/07/2022 Política

Município prepara licitação para serviços de instalação da tubulação

Vereador voltou a cobrar uma resposta do Município

Tangará da Serra viveu em novembro do ano passado mais uma crise hídrica, tendo o abastecimento de água agravado e a população recebendo água em dias alternados e, em alguns bairros, através do caminhão-pipa e com ajuda de voluntários. 

À época, caminhões-pipa também foram contratados para levar água do Rio Sepotuba para tratamento na Estação de Tratamento de Água (ETA).

A situação só melhorou no fim de dezembro após o registro de uma chuva mais intensa e o trabalho de bombeamento de água do Córrego Russo para aumentar o nível do reservatório da estação de tratamento.

Oito meses depois, o Município ainda não resolveu o problema, pois, segundo as autoridades, a solução do problema da falta d’água que o município enfrenta no período da seca seria a transposição de água do Rio Sepotuba para abastecimento da cidade.

Em entrevista à imprensa na terça-feira, 19, o presidente da Câmara de Tangará da Serra, vereador Fabio Brito, voltou a cobrar uma resposta do Município, afirmando que neste ano não aceitará ‘desculpas’.

“Nós tivemos inclusive alguns vereadores que levaram água para a sociedade e junto com essa água, através do que o prefeito e diretor do Samae falavam para esta Casa que em 2022 não ia faltar água, nós levávamos água e a esperança que este seria diferente. Porém, até agora, o projeto da água não andou e esta Casa não pode prevaricar e ficar em silêncio e não vai”,
disparou, pedindo agilidade.
“Então queremos aproveitar esse ensejo e explicar para a sociedade que não estamos quietos e não vamos deixar de exercer a nossa função porque alguns acham que isso é ruim para a cidade. Ruim para a cidade é a Câmara aprovar os recursos e a prefeitura não executar e chegar no final do ano e ter superávit financeiro, ou seja, recursos de sobra no caixa, mas nós não temos serviços para a sociedade”,
completou. 
  • LICITAÇÃO:

Vale lembrar que recentemente o Diário da Serra publicou uma matéria informando que a Prefeitura, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), estava se organizando para realizar processo licitatório para a contratação de empresa para a execução dos trabalhos de instalação da tubulação da adutora que levará água bruta do Rio Sepotuba até a Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água (ETA), no rio Queima Pé. 

De acordo com o diretor da autarquia, Héliton Luiz de Oliveira, a licitação será na modalidade concorrência pública, com prazo de 30 dias após a publicação, para a abertura das propostas.

As tubulações estão em Tangará desde outubro do ano passado e representam um investimento de quase R$ 30 milhões.

Diário da Serra

Notícias da editoria