Diário da Serra
Diário da Serra

DE TANGARÁ DA SERRA – Verossímil e Imprevisível: Cristiano José mostra faceta inédita em seu último trabalho

Assessoria StrateDY 26/10/2020 Educação

Autor reuniu histórias que misturam diferentes gêneros e estilos

Novo livro (Crédito: Celso Junior)

Já imaginou alguém que investiga fatos históricos para escrever histórias que jamais aconteceram? Parece estranho mas para o escritor tangaraense Cristiano José faz todo sentido. O autor de Palavras Esquecidas, seu último livro que pela primeira vez aborda temas verídicos, do cotidiano, é um estudioso da História mas geralmente dispensa anacronismos na hora de construir suas próprias histórias.  


Em suas narrativas há a mistura de diferentes gêneros e estilos literários. A fábula se funde ao conto, na medida em que a literatura fantástica esbarra na realidade. Foi dessa forma que o autor deu origem a cada uma das histórias de Palavras Esquecidas, publicado pela Editora Viseu, que também retratam as experiências de quem escreve. Já nos livros anteriores “A Cólera do Santo” e “O mago Crazy”, ambos de ficção, Cristiano José se manteve fiel a ausência de anacronismos e fez da imaginação sua principal aliada.


“Procuro tornar o falso o mais próximo do fato histórico que minha imaginação consegue. Eu nasci com uma habilidade muito rara, a de viver em um mundo de fantasia e sonho. Nesse mundo, sou e me transformo em várias coisas e ser autor foi uma forma que encontrei de compartilhar esse meu mundo com as outras pessoas”, afirma Cristiano. Embora o mix de gêneros esteja presente em suas narrativas, há sempre a predominância de um único gênero sobre os demais.


Entretanto, em Palavras Esquecidas pode-se dizer que o autor foi na contramão de tudo que já produziu no mercado editorial. Dessa vez a imaginação deu mais espaço a vida real. Cristiano entrega ao leitor seu olhar subjetivo sobre os acontecimentos que permeiam o cotidiano das pessoas, um olhar atual e dessa vez bastante conectado com a realidade.


“As angústias e frustrações que abordo no livro são parecidas com as das pessoas que permanecem assustadas com a pandemia, em luto pelo parente ou amigo que se foi. O leitor vai se deparar com uma batalha semelhante a que estamos vivendo, a batalha para manter a saúde mental,” conclui o autor.


SOBRE O AUTOR – Cristiano José Pinto é filho de família pioneira em Tangará da Serra, que chegou ao Município em 1962. Estudou, nos anos iniciais, na Escola Estadual Ministro Petrônio Portella Nunes, no Distrito de São Jorge, e no Ensino Médio na Escola Estadual 13 de Maio.


Nos últimos anos esteve em meio aos livros, contribuindo para que o hábito da leitura continue vivo nas novas gerações. Com formação em Letras, além de bibliotecário, atua como monitor e corretor de redação para o Enem na Avance Colégio e Cursos.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria