Diário da Serra
Diário da Serra

Pesquisa do Instituto Butantã vai investigar evolução da Covid-19 em 180 famílias de Cuiabá

G1MT 07/11/2020 Saúde

O objetivo da pesquisa é entender como o vírus se comporta, inclusive em indivíduos assintomáticos

Saúde

A abordagem de famílias cuiabanas selecionadas para participarem do estudo 'Avaliação de incidência de infecção por Sars-Cov-2 e Covid-19 no Brasil', começou nesta semana na capital. A pesquisa será realizada em 16 capitais do país e em Cuiabá em feita pelo Instituto Butantã, em parceria com o Hospital Julio Muller e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


Em reunião realizada nesta semana entre representantes das três instituições, o projeto foi apresentado para a secretária municipal de Saúde, Ozenira Felix.


O coordenador do projeto, Cor Jesus Fontes, informou que foram sorteadas cerca de 180 famílias de 30 microáreas da capital, para serem acompanhadas pelas equipes da pesquisa durante 18 meses.
 

Todos os membros da família farão um teste rápido de Covid-19 por mês e um exame de sangue a cada 3 meses.
 

Ele explica que a intenção é entender como o vírus se comporta, inclusive em indivíduos assintomáticos. Nos indivíduos que já tiveram a doença, será observada a possibilidade de reinfecção.
 

Para que o estudo possa ser desenvolvido sem intercorrências, a equipe da Atenção Básica da SMS já realizou um trabalho com as equipes das unidades de saúde das microáreas, onde a pesquisa será realizada, para que os agentes comunitários de saúde conscientizem as famílias sorteadas sobre a importância de colaborar com o estudo e para que possam receber as equipes sem temor.
 

“Entendemos que as famílias tenham ressalvas sobre receber pessoas em suas casas para realizarem pesquisas, por isso já nos adiantamos e começamos a fazer essa primeira abordagem. Acreditamos que não haverá problemas e que a pesquisa será extremamente útil para conhecermos mais sobre a Covid-19”, disse o secretário-adjunto em Assistência em Saúde, Gustavo Palma.
 

Cuiabá é a capital com maior número de casos da doença, com mais de 30 mil casos confirmados. Mato Grosso já registrou 146,3 mil casos de Covid-19 e 3.903 mortes em decorrência da doença.

Diário da Serra

Notícias da editoria