Diário da Serra
Diário da Serra

Seu filho não quer chamar atenção!

Euller Sacramento 01/12/2020 Artigos

A maneira mais eficiente de auxiliar alguém que se automutila é prestar-lhe uma escuta

Artigos

Esses dias andando pela praça aqui na cidade, passo por um adolescente (14 anos) que estava sentado no banco mexendo no celular. Ao passar, ele me olhou e disse:


— Oi, tudo bem?!! Já te vi no facebook e meu amigo disse que você já deu palestra na escola dele.


— Ah que legal e ele gostou da palestra?


— Sim!!! Depois ele veio me contar e ficamos conversando sobre tudo que você falou.


— Que massa!!! se fez vocês refletiram sobre o que falei, então para mim já valeu a pena a palestra. Aproveita que está com o celular na mão, faz uma Selfie nossa e depois me manda.


O adolescente se levantou e ao erguer o celular eis que cai metade de uma Gilete da capa do seu celular. Ele ficou sem graça, pisou em cima da Gilete e me disse foi bom te ver. Olhei para ele e disse:


— Você não precisa disso para aliviar sua dor.


Ele respondeu de cabeça baixa: — Preciso sim, cortar me alivia!


Foi quando percebi que ele não me parou para falar da palestra, foi um grito de socorro, na verdade, ele me parou para pedir ajuda, ele não disse, seu corpo falou ou melhor GRITOU.


Automutilação (Cutting). Sabe aquele adolescente que passa a gilete no pulso, ou pega a lâmina do apontador e faz um corte no pulso, ou até mesmo na barriga, perna, virilha, em lugares que possam esconder as marcas dos cortes? Isto caracteriza AUTOMUTILAÇÃO, comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo.


Por que os adolescentes se automutilam? Em 2013 Giusti fez uma pesquisa com adolescentes que se automutilavam para saber o que levaram eles a se cortarem. 75% dos entrevistados por ele, disseram que é uma tentativa de “parar sensações ruins”. Dentre os entrevistados, 70% responderam que o objetivo é “aliviar sensação de vazio” ou “autopunição”. Somente 7,5% disseram querer chamar atenção.


Quando um adolescente se corta, ele não tem como finalidade CHAMAR A ATENÇÃO dos pais, professores, ou adultos no geral. Não constituem uma “birra” de adolescentes revoltados sem causa. A dor física seda a dor emocional, tornando a primeira preferível à segunda. Nesta perspectiva, o se cortar torna-se uma válvula de escape às dores psíquicas que afetam os indivíduos.


Como lidar com os adolescentes que se automutilam? A maneira mais eficiente de auxiliar alguém que se automutila é prestar-lhe uma escuta. Não qualquer escuta, mas uma escuta revestida de empatia qualificada, cuja finalidade seja auxiliar o(a) adolescente que sofre e buscar ajuda profissional o mais rápido possível. Automutilação não é modinha, é SOFRIMENTO.

Euller Sacramento é psicólogo e especialista em (re)conectar emocionalmente pais e filhos. Atende na Imaginare Clínica Integrada – Tangará da Serra-MT. @eullersacramento



Diário da Serra

Notícias da editoria