Diário da Serra
Diário da Serra

A ABORDAGEM ECONÔMICA NA CAPACIDADE DE CARGA PARA A GESTÂO TURÍSTICA NO AMBIENTE NATURAL– TICKET ÚNICO

Sidney Tapajós / Turismólogo e Pedagogo 24/01/2021 Artigos

O Ticket Único poderia ser comercializado no Centro de Apoio ao Turismo

Artigos

Hoje, as pessoas estão altamente conscientes sobre o impacto ambiental das atividades turísticas relacionadas com o ambiente natural, destacando a importância de proteger e manter as diferentes áreas naturais. O planejamento, o controle e, principalmente, o monitoramento dos ecossistemas e do meio ambiente são essenciais para a realização de atividades sustentáveis e de sua continuidade.
 

A capacidade de carga será investigada através de um método quantitativo, ou seja, a definição sob o amparo de cada espaço \ tempo suportado por determinadas áreas, consideradas as atividades que já acontecem no local. Limitar certos atrativos naturais a um determinado número de pessoas é sempre uma tarefa árdua.
 

Em primeiro lugar, deve-se considerar qual será a proteção dos atrativos naturais locais, pois a manutenção desses atrativos também pode garantir o desenvolvimento do turismo. A maioria dos turistas se preocupa com as mudanças ambientais, mas, poucos para a manutenção do equilíbrio entre os recursos naturais e os ecossistemas, talvez por falta de conhecimento ou inércia as mudanças de comportamento necessárias. Obviamente, o consumo atual e o modo de produção precisam ser reajustados, para conseguir união a fim de realizar uma economia ambientalmente responsável e socialmente inclusiva. 
 

No contexto do turismo sustentável, pode ser uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento socioeconômico da região. Para o efeito, pretende-se organizar a indústria do turismo para melhorar a relação entre os turistas e a comunidade de acolhimento e o ambiente. Dessa forma, os benefícios são ampliados, principalmente ambientais, sociais, econômicos e socioculturais, minimizando os impactos negativos das atividades em áreas naturais.
 

Tendo em vista o monitoramento e entender a capacidade de carga de cada ambiente natural, para determinar o número de pessoas em um lugar, ou seja, os parâmetros numéricos que definem o número de turistas que recebe, e não exceda as condições que são consideradas sustentáveis, direcionando para criação do Ticket Único como uma possibilidade de minimizar os impactos e preservar a biodiversidade do local. 
 

O Ticket Único poderia ser comercializado no Centro de Apoio ao Turismo CAT, que passará a controlar publicamente a freqüência, a partir daí, cria-se uma rede cooperativa que visa o desenvolvimento sustentável dos recursos turísticos da cidade. Apontamos que é possível controlar o fluxo de turistas para o acesso ao meio natural para proteger os atrativos turísticos, minimizar os impactos, monitorar e reduzir a poluição ambiental e, assim, garantir o desenvolvimento das principais atividades turísticas.
 

A emissão inicial de um Ticket Único fornecerá informações importantes, como o número de visitantes / mês ou ano em cada atração, e o total mensal total de todas as atrações, para que todo o ano de tráfego turístico pudesse ser visualizado de forma global.

 

Sidney Tapajós - Turismólogo e Pedagogo.
Especialista em RH e Didática do Ensino Superior.
tapajós.sidney@gmail.com              
(65) 9 9802-6526

Diário da Serra

Notícias da editoria