Diário da Serra
Diário da Serra

Leitos de UTI do Hospital Municipal de Tangará da Serra poderão ser repassados ao Estado

Fabíola Tormes / Redação DS 20/03/2021 Saúde

A proposta é regular os 13 leitos de UTI existentes e criar mais sete

Saúde

O Município de Tangará da Serra tem hoje 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 no Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito destinados exclusivamente para pacientes da cidade. 


Contudo, diante da atual situação em que o Estado se encontra, os Chefes do Executivo Estadual e Municipal, Mauro Mendes e Vander Masson, respectivamente, iniciaram conversa para a regulação desses leitos ao Estado, assim como a criação de outros sete, totalizando assim 20 leitos UTI Covid-19. 
 

“O que há ainda é uma conversa entre a gestão municipal e a Secretaria de Estado de Saúde. A proposta ainda está sendo avaliada pelo Governo do Estado e Município”, explica o prefeito, através da Assessoria de Imprensa. 
 

“Mas a conversa hoje é colocar os 13 leitos de UTI existentes na URA/Hospital Municipal, mais sete leitos de UTI para a regulação do Estado, totalizando 20 leitos. Porém, o Município tem o espaço no Hospital Municipal, mas não há equipamentos, nem o Município e nem o Estado possuem equipamentos, como respiradores, monitores, enfim, equipamentos necessários para UTI. O Estado até se dispõe a entrar com ajuda de custo, mas sem o aparelhamento a situação fica inviável”, continua.
 

Além disso, a possibilidade de parceria inclui ainda a disponibilização dos 27 leitos de enfermagem Covid-19 disponíveis a URA para regulação do Estado.
 

“Todavia é importante frisar que ainda é uma conversa, uma possibilidade, cujo diálogo avançou diante da situação crítica da pandemia em Mato Grosso e no Brasil, com UTI's lotadas e risco muito alto de contaminação”.
 

A expectativa é que essa conversa entre Estado e Município avance e na semana que vem, talvez antes, os dois entes entrem num denominador comum e possa haver a efetivação dessa parceria, disponibilizado 20 leitos de UTI no hospital municipal. 
 

“Importante frisar que com a regulação do Estado, as UTI's e enfermarias ficarão à disposição de pacientes não apenas de Tangará da Serra, mas de todo o Estado”, finalizam.

Diário da Serra

Notícias da editoria