64,5% aprovam, 26% desaprovam e 9,5% não responderam
O Diário da Serra realizou no final de semana a primeira rodada de pesquisas para conhecer a opinião da população sobre a preferência para a prefeitura de Tangará da Serra, aos cargos de prefeito e vice-prefeito que foram mostradas nas duas edições anteriores do jornal.
Aproveitando a realização da pesquisa o DS ouviu os entrevistados sobre a avaliação que fazem da administração do atual mandatário tangaraense. Na primeira questão o entrevistador solicitava do entrevistado como ele avaliava a administração do Prefeito Vander Masson, se no ponto de vista dele ela está ótima, boa, regular, ruim ou péssima e 10,5% disseram que ela é ótima, 34,8% que é boa e somando as duas, ótima e boa, o total chega a 45,3%. Os que acharam a administração regular representam 36,4%, ruim 8,1% e péssima 7,4%. Os que disseram não saber ou não responderam somam 2,8%.
A segunda pergunta, com o mesmo objetivo, perguntava se de um modo geral o entrevistado aprovava ou desaprovava a administração do prefeito Vander Masson e 64,5% declaram que aprovavam, contra 26% que desaprovam e 9,5% que afirmaram não saber ou não responderam. Este resultado mostra que embora 36,4% dos entrevistados acham a administração regular, quase metade deles, mesmo assim, aprova a gestão.
O Prefeito Vander Masson foi eleito em 2020 com 72,7% dos votos válidos. Ele recebeu 31.606 votos. Os dois principais adversários da época, Chico Clemente e Wesley Lopes Torres, juntos alcançaram 22,4% dos votos válidos número bastante parecido com os 26% que hoje desaprovam a administração do mandatário tangaraense.
A pesquisa do tipo quantitativa foi realizada nos dias 2 e 3 de fevereiro com a aplicação de questionário estruturado para a população eleitoral do município com 16 anos ou mais. Para um intervalo de confiança de 95% e uma amostra de 420 pessoas a pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e foi aplicada por meio eletrônico em todos os bairros da cidade, além da Triângulo e os distritos de Progresso, São Joaquim e São Jorge na zona rural de Tangará da Serra. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-08341/2024.