Diário da Serra

DESABASTECIMENTO – Busca por vacina da dengue na rede privada de Tangará cresce

Rosi Oliveira / Redação DS 09/02/2024 Saúde

Fornecedores não estão conseguindo suprir a demanda

Doses custam R$430

Os casos de dengue no Brasil até o momento passam de 360 mil no segundo mês do ano 2024. Em Tangará da Serra, a Secretaria de Saúde monitora os casos da doença, que tem se elevado todos os dias, assim como o agravamento da situação pelo surgimento de novos casos de Covid-19. Desde o dia 1 de fevereiro, a secretaria tem emitido boletins diários com os números de dengue, chikungunya e Covid-19.

No primeiro dia os casos notificados de dengue eram 484 e agora, 766. Já os casos notificados de chikungunya eram 147 e atualmente são 555. Eram 415 casos de Covid confirmados, que saltaram para 568 no dia 8 de fevereiro.

Com o número de casos de dengue subindo de forma exponencial pelo Brasil e, concomitante a isso a informação de que Mato Grosso ficou fora da lista dos estados que receberão a vacina na rede pública, a busca pelo imunizante na rede privada cresceu nos últimos dias.

Diferentemente de anos anteriores, as clínicas de vacinação tem encontrado dificuldade para compra da vacina. Uma das explicações para isso, é que os laboratórios que passaram a ofertar a vacina para a rede pública não estão conseguindo suprir a demanda.

“Com a liberação, os fornecedores deram uma segurada e a gente não consegue comprar como antes”,

informa Ana Carolina Moulin Gavioli, farmacêutica responsável pela sala de Vacina da Clínica Previnna.

“Não temos ainda uma previsão. Todos os dias conversamos com nossos fornecedores, mas por enquanto estamos de mãos atadas e não temos muito o que fazer, a não ser esperar para que eles comecem a nos atender”,

frisa a farmacêutica, assegurando que o número de pessoas em busca da vacina cresce dia após dia.

Enquanto aguarda resposta dos fornecedores, a clínica já tem inclusive, uma lista de espera para a chegada da medicação.

Ana Carolina informa que as últimas quarenta doses que a clínica possuía, se esgotaram na sexta-feira passada.

Atualmente, a vacina custa R$ 430 a dose, sendo duas doses necessárias com intervalo de três meses entre uma e outra. É uma vacina quadrivalente que protege contra os quatro sorotipos da doença.

Diário da Serra

Notícias da editoria