Diário da Serra

DEZEMBRO VERMELHO – Município promove Seminário Regional sobre IST’s, HIV e Hepatites Virais

Fabíola Tormes Homsi / Redação DS 29/11/2024 Saúde

Será realizado também o 1º Workshop Municipal sobre IST’s para profissionais da Atenção Básica

Saúde

Em atenção ao Dezembro Vermelho, que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) de Tangará da Serra, em parceria com o Escritório Regional de Saúde, o Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde e Liga Acadêmica de Gestão em Saúde da Unemat, realizará o 4º Seminário Regional Médio Norte Mato-grossense sobre IST’s, HIV e Hepatites Virais e 1º Workshop Municipal sobre IST’s para profissionais da Atenção Básica - prevenção, diagnóstico e preservação do sigilo.

Os eventos acontecerão, simultaneamente, nos dias 2 e 3 de dezembro, no Auditório da Faculdade Anhanguera, voltados aos profissionais da saúde,  responsáveis pelo cuidado das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

De acordo com a responsável pelo CTA/SAE, Cláudia Cunha, a programação contará com a participação de cerca de 200 profissionais de Tangará da Serra e região, com o objetivo de ampliar a rede de profissionais capacitados e atuando alinhados aos protocolos mais recentes, relevante para o cuidado relacionado aos tratamentos e diminuição da transmissão dos agravos HIV, Hepatites B, C e Sífilis.

“Precisamos capacitar esses profissionais para que eles estejam preparados para qualquer paciente que seja portador do HIV, para que tenham condições de um tratamento adequado e que também ampliem a prevenção”,

afirma a responsável, ao destacar ainda a necessidade de atualização sobre os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, bem como o alinhamento das rotinas de atendimento aos pacientes e pessoas vulneráveis às IST’s, ao HIV, Sífilis e Hepatites Virais entre os profissionais que atuam no SUS, em especial os que atuam na atenção básica.

A programação inicia com credenciamento dos profissionais, às 7h, e segue durante todo o dia. No segundo dia as discussões também iniciam às 7h.



Diário da Serra

Notícias da editoria