Diário da Serra

DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO – Tangará tem mais de 900 pacientes com HIV em acompanhamento no CTA/SAE

Fabíola Tormes Homsi / Redação DS 29/11/2024 Saúde

Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus

Serviço orientativo e preventivo

O Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) de Tangará da Serra realiza durante todo o ano diversas atividades em que busca fazer o chamamento da população para um serviço orientativo e preventivo contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST) e agora intensifica essas ações durante o Dezembro Vermelho, que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST.

Além do trabalho realizado diariamente, o setor promoverá na próxima semana um seminário e workshop para ampliar a rede de profissionais capacitados e atuando alinhados aos protocolos mais recentes, relevante para o cuidado relacionado aos tratamentos e diminuição da transmissão dos agravos, entre eles o HIV.

“Temos hoje equipamentos de alta complexidade dentro do serviço para atender com qualidade esse paciente diagnosticado e a gente pensa sempre na capacitação dos profissionais especializados, para que a gente oferte o melhor serviço. Então temos a linha fixa de realização de testagem rápida no CTA todos os dias, sem agendamento, por ordem de chegada, precisando a pessoa estar apenas com um documento de identificação com foto e, em cima disso, ampliando os diagnósticos, pensamos na qualidade do atendimento depois do diagnóstico. Com isso a gente tem também uma linha de prevenção muito grande”,

afirma a responsável pelo CTA/SAE, Cláudia Cunha, ao garantir que o setor trabalha com todas as ofertas de prevenção que o Ministério da Saúde oferta.

Atualmente, segundo a responsável, 902 pacientes com HIV estão em acompanhamento no CTA/SAE.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria