Bombeiros e representantes das Polícias Civil e Militar
Teve início nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, e segue até o dia 8 de março, em Tangará da Serra, o 20º Curso de Capacitação de Socorristas, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). A capacitação tem como objetivo aprimorar as habilidades e conhecimentos dos participantes no atendimento pré-hospitalar e resgate, e é voltada para militares que atuam na área.
Conforme o instrutor do curso, Major Diego Oliveira dos Reis, os participantes terão aprendizagem padronizadas.
“A capacitação de socorristas é um dos principais cursos dentro do Corpo de Bombeiros, visto que ele padroniza procedimentos de atendimentos pré-hospitalar, que é uma das maiores demandas dentre os atendimentos da nossa instituição. Aqui repassaremos atualizações e conhecimentos para esses militares, com fins de aprimorar os atendimentos e entregar melhores serviços à população”
comenta.
Com carga horária total de 260 horas aulas, o curso será ministrado de forma presencial e tem matriculados vinte alunos, dentre os quais, além de bombeiros, há representantes das Polícias Militar e Civil e também de Bombeiros Militar do Acre e da Paraíba.
“Para nós da 3ª Companhia é um momento ímpar, pois a gente vem lutando há um tempo por uma capacitação dentro de Tangará da Serra e quem ganha com isso é o cidadão, a comunidade”,
destaca o Capitão da 3ª Companhia de Bombeiros em Tangará da Serra, Caíque Xavier.
“Nós temos por dever atender com eficiência, prestando o melhor atendimento possível e, na busca por isso, os militares já sentiam essa necessidade e conseguimos através da Diretoria de Ensino, com apoio do Comandante Regional Rafael, trazer o curso”,
ressalta o Capitão.
Além de atendimento pré-hospitalar, o curso terá no conteúdo o atendimento a tentativa de suicídio, uma vez que chamados dessa natureza infelizmente, tem aumentado de forma substancial, conforme o instrutor do curso.
Para o Comandante da 6ª Regional de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel Rafael Correia dos Reis, a capacitação traz muita bagagem aos militares, mas quem mais ganha é a população.
“Essa iniciativa faz com que a gente reforce os nossos conhecimentos, habilidades técnicas e isso vai fazer com que a qualidade do serviço que a gente presta à população, de um modo geral, seja melhorada caso alguém sofra algum acidente”,
finaliza.
Durante os dias de curso, além das aulas, os alunos realizarão estágio supervisionado durante à noite na ambulância de resgate e, farão acompanhamento à guarnição de serviço, possibilitando incremento do efetivo.