Diário da Serra
Diário da Serra

COMBATE AO MOSQUITO – Fumacê será aplicado em quatro ciclos nas mesmas regiões de Tangará da Serra

Redação DS / Assessoria 12/03/2024 Saúde

Aplicação iniciou nesta segunda e seguirá até 8 de abril

Saúde

Fumacê será aplicado em quatro ciclos nas mesmas regiões de Tangará da Serra

Começou nesta segunda-feira, dia 11 de março, a aplicação do fumacê em seis, dos 40 bairros de Tangará da Serra que receberão o serviço. Segundo a Vigilância Ambiental, a escolha dos bairros se dá de maneira estratégica, onde a incidência das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é alta.

Com dois veículos, o fumacê iniciou a aplicação pelos bairros Morada do Sol, Barcelona e Valência, e também na Vila Esmeralda, Presidente e Figueira, e segue até sexta-feira, 15 de março, em outros bairros, fechando esta primeira etapa que, em sua totalidade, funcionará com quatro ciclos nas mesmas regiões, ou seja, terá repetição da aplicação do inseticida quatro vezes em cada local.

O segundo ciclo ocorrerá entre os dias 19 a 23 de março, o terceiro entre os dias 27 a 31 de março, e o quarto e último entre os dias 4 a 8 de abril.

O fumacê será aplicado todos os dias da semana, em dois horários: entre 5h30 e 9h30 e 16h e 20h. Caso tenha chuva, a atividade será interrompida.

  • PROGRAMAÇÃO:

    • Nesta terça-feira, 12, com um dos veículos, o trabalho segue nos bairros Mirante, Paraíso, Pomares e Balneário no período da manhã e Santa Izabel, Santiago, São Cristóvão, Vila Horizonte e Tanaka a tarde; e com o segundo veículo trabalhando no Jardim Califórnia de manhã e a tarde no Tarumã.
    • Na quarta-feira, dia 13, segue no Tarumã II, Altos do Tarumã, Parque Tarumã e São Domingos; e Parque do Bosque, Taiamã, São Paulo e Vila Horizonte.
    • Na quinta-feira, 14, nos bairros Monte Líbano, San Diego e Vitória, com o carro 1, e Eldorado, Vale do Sol, 13 de Maio e Europa, com o segundo veículo.
    • E, finalizando, na sexta-feira, 15, no Bela Vista e Buritis I e II, com o primeiro veículo, e Itália, Araputanga, Dona Júlia, Atlântida e Nossa Senhora Aparecida com o segundo carro.

Fumacê mata somente os mosquitos que estão voando; cuidados devem ser mantidos

A aplicação do fumacê é uma das frentes de trabalho do município, que também realiza mutirões e ações diárias para combate o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

“O fumacê tem critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para aplicação e trata-se de um veneno. Lembrando ainda que o fumacê não atinge as larvas, eles mata os mosquitos que estão voando, por isso a importância de ser aplicado em locais que o mutirão já passou. O inseticida é a última estratégia utilizada no combate à dengue, no entanto a participação de cada morador precisa ser diária, mantendo os quintais limpos e longe de possíveis criadouros do Aedes aegypti”,

reforça a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero.

Para que o fumacê tenha resultados é necessário que a população adote algumas medidas durante a aplicação:

No momento da aplicação, o morador precisa deixar as portas e janelas abertas. Se tiver aves, é necessário cobrir a gaiola ou colocá-las dentro da casa. Recolha os recipientes de água e comida dos animais de estimação.

O fumacê se dissipa rápido e em no máximo três horas não tem mais efeito ambiental. Após esse período da aplicação, o morador pode descobrir a gaiola e colocar novamente os recipientes de água e comida dos animais de estimação.

Diário da Serra

Notícias da editoria