Diário da Serra
Diário da Serra

EPIDEMIA – Saúde investiga óbito por dengue em Tangará da Serra

Rosi Oliveira / Redação DS 13/03/2024 Saúde

Município já confirmou uma morte por Chikungunya

Suspeita foi informada em boletim

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra confirmou recentemente a primeira morte no Município e no Estado tendo como causa Chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypt e na tarde de segunda-feira, 11 de março, anunciou uma segunda morte, tendo dessa vez como suspeita a dengue, que é também uma das arboviroses transmitidas pelo mosquito.

Segundo informações do secretário Municipal de Saúde, Wellington Bezerra, assim como no primeiro caso, esse também é um homem, tinha 67 anos e sofria de problemas cardiológicos. No caso do primeiro óbito confirmado por Chikungunya o paciente era idoso, com 73 anos, e tinha comorbidades como hipertensão e diabetes.

A partir de agora, o setor de Vigilância Epidemiológica inicia o processo de investigação junto a familiares para colher dados sobre a rotina do paciente e também, deve aguardar a resposta do exame que confirmará ou descartará a suspeita.

No último boletim epidemiológico expedido na segunda-feira, Tangará da Serra já conta com 2.406 casos notificados de dengue e 2.608 de chikungunya, além de 864 casos confirmados de Covid-19.

Já o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde Mato Grosso, no último dia 8 de março, mostra que o Estado registra 11.448 notificações de dengue e desses, 6.801 foram confirmados, inclusive com mortes nos municípios de:

  • Alta Floresta (1);
  • Campo Verde (2);
  • Confresa (1);
  • Cuiabá (1);
  • E Tangará da Serra que ainda não foi inserida no boletim que aponta quatro óbitos em investigação.

No caso da Chikungunya, 2.354 notificados no Estado e 2.094 confirmados, com o primeiro óbito ocorrido em Tangará da Serra.



Diário da Serra

Notícias da editoria