Diário da Serra
Diário da Serra

DIA MUNDIAL DE COMBATE – Saúde reforça importância do tratamento adequado para cura da tuberculose

Fabíola Tormes / Redação DS 22/03/2024 Saúde

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito

Panfletagens em pontos de grande circulação de pessoas

O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data importante para alertar a população sobre o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para a cura da doença, já que a tuberculose (TB) ainda é um grave problema de saúde pública mundial.

No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Em Tangará da Serra foram 33 casos diagnosticados para a tuberculose no ano passado. Já neste ano, com dados até fevereiro, são três casos diagnosticados.

Assim, para marcar a data e, especialmente, reforçar da importância do tratamento adequado para cura da doença, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor responsável, está realizando panfletagens em pontos de grande circulação de pessoas. O trabalho começou na quarta-feira, dia 20, na Feira do Produtor, seguiu nesta quinta-feira, 21, nas dependências do Terminal Rodoviário e finaliza nesta sexta-feira, 22, novamente na rodoviária.

De acordo com a técnica de enfermagem do Setor de Tuberculose de Tangará da Serra, Edna Maria Alves Batista, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

“Seus principais sinais e sintomas são tosse com ou sem catarro, febres, falta de apetite e emagrecimento”,

explica, ao destacar que sua transmissão se dá de pessoa a pessoa, pela fala, tosse e espirro de pessoas doentes com tuberculose pulmonar.

“O doente com a tuberculose, ainda não em tratamento, expele as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas”,

completa, reforçando a importância da pessoa que está com os sintomas de tuberculose, procurar uma unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O tratamento da tuberculose e o acompanhamento é totalmente gratuito. Procure sua unidade de saúde, cuide de você e de seus familiares”.

(Com informações Programa Primeira Hora – Rádio Serra FM)

Diário da Serra

Notícias da editoria