Diário da Serra
Diário da Serra

Participação dos Pais: Um Investimento no Bem-Estar dos Filhos

Euller Sacramento 03/04/2024 Artigos

Sejam parceiros em suas jornadas, celebrem suas conquistas e apoiem nos desafios

Participação dos Pais: Um Investimento no Bem-Estar dos Filhos 

Na semana passada, tive a oportunidade de vivenciar um momento especial na vida da minha filha, durante uma apresentação de Páscoa Colégio Avance. Antes do evento, era nítido a empolgação da minha filha em casa, ensaiando a coreografia e demonstrando seu amor pela dança. No entanto, surgiu um problema, e talvez eu não poderia estar presente em sua apresentação, ao saber disso ela se entristeceu profundamente e disse que para ela, era muito importante minha presença lá. Foi então que compreendi a importância de estar presente em todos os momentos da vida dos nossos filhos, desde os mais simples até os mais significativos.

Estive lá e testemunhei algo verdadeiramente emocionante. O Colégio Avance preparou cada detalhe com cuidado e carinho, desde a decoração até o empenho das professoras e funcionários. Fiquei impressionado com o esforço dedicado em proporcionar uma experiência memorável para os alunos e suas famílias. A alegria contagiante da minha filha refletia não apenas o seu brilho no palco, mas também o amor e dedicação depositados em cada ensaio na escola.

É crucial reconhecer e valorizar o trabalho árduo, o cuidado e a dedicação que todos os professores e funcionários tiveram para fazer acontecer esse momento mágico. Eu pude sentir todo esse amor através da felicidade estampada no rosto da minha filha. Essa experiência reforçou ainda mais minha crença de que a participação ativa dos pais no cotidiano de seus filhos faz toda a diferença em seu bem-estar emocional.

Pais e mães, é fundamental estarmos presentes não apenas nos momentos especiais, mas também no dia a dia dos nossos filhos. Seja acompanhando as atividades escolares, participando de eventos ou simplesmente ouvindo suas histórias, nossa presença faz com que se sintam amados, seguros e valorizados. Investir tempo e atenção nos filhos é um ato de amor que fortalece os vínculos familiares e contribui para o seu desenvolvimento psicossocial.

Portanto, pais e mães, se envolvam de forma mais ativa na vida de seus filhos. Sejam parceiros em suas jornadas, celebrem suas conquistas e apoiem nos desafios. Juntos, podemos construir uma base sólida de amor, confiança e apoio que os acompanhará ao longo de suas vidas. E lembrem-se, a sua presença é o maior presente que pode oferecer aos seus filhos(as).


Euller Sacramento é psicólogo clínico.
Instagram: @eullersacramento



Diário da Serra

Notícias da editoria