A partir de agora somente serão emitidos a segunda via do título, certidões e guia de multas
O cadastro eleitoral está fechado para novas inscrições eleitorais, regularização de título de eleitor, transferência de domicílio e atualização de dados desde o último dia 9 de maio, com exceção do Rio Grande do Sul, que teve o cadastro prorrogado por mais 15 dias devido à situação do estado causada pelas enchentes.
O prazo final de fechamento do Cadastro Eleitoral foi marcado por atendimento intenso e readequação de espaços em Mato Grosso, com a demanda de 26.645 pessoas que procuraram os Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento em todo o estado. Somando os últimos três dias, entre 6 e 8 de maio, foram registrados 63.220 atendimentos.
Na 19ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Tangará da Serra e Nova Olímpia, o atendimento também foi intenso, contudo, mais de 7 mil pessoas deixaram de regularizar sua situação e agora estão com os títulos cancelados.
“O total da ZE 19 são 7.014 títulos cancelados por ausência de biometria ou às urnas por três eleições consecutivas”,
informa o Chefe do Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Renato Bisse Cabral, ao destacar que, desse total:
“Agora, neste período até a reabertura do cadastro, em novembro, não faremos mais alistamento (primeiro título) transferência (de domicílio eleitoral) e nem revisão de dados. Apenas emitidos a segunda via do título, emitidos certidões e guia para pagamento de multas”,
completa.
O corregedor-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Raul Araújo, apresentou no último dia 9 alguns números preliminares referentes aos atendimentos realizados entre os dias 8 de novembro de 2022 e 8 de maio de 2024, período de abertura do cadastro eleitoral.
O ministro também informou que atualmente o Brasil possui 158.188.950 de eleitoras e eleitores, 2.043.658 a mais do que em 2022, ano em que foram realizadas as últimas eleições gerais. Naquele pleito, o país tinha 156.145.292 pessoas aptas a votar.
“Só esse acréscimo é a população de alguns países”,
comentou o corregedor-geral.
“Registro a valiosa, a comprometida, a empenhada atuação de nossos servidores neste último mês. Eles não hesitaram em trabalhar para além da jornada normal, atuando também aos sábados, domingos, feriados para garantir o atendimento de toda a população que buscou a Justiça Eleitoral nesses últimos dias”,
disse o ministro Raul Araújo.
(Com informações TSE)