O mutirão teve como foco atender pacientes que aguardavam por consultas e procedimentos e que já estavam na fila de espera no Sistema de Regulação Nacional
Após três dias de trabalhos, realizados na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou os números de atendimentos realizados no Projeto Saúde em Ação. O mutirão teve como foco atender pacientes que aguardavam por consultas e procedimentos e que já estavam na fila de espera no Sistema de Regulação Nacional. Com a ação o Município previa atender 1.100 pacientes, que foram contatados e tiveram o dia marcado para comparecimento ao auditório da Faculdade Anhanguera (antiga Unic), onde os atendimentos ocorreram. Embora a maioria dos pacientes tenham comparecido, uma parcela significativa de 318 pessoas ignorou o chamado e a oportunidade.
“Temos feito de tudo para diminuir a espera da população por esses atendimentos e para isso fazemos os mutirões. Para que isso aconteça, temos que deslocar equipamentos, servidores que ficam dias montando isso nos locais onde iremos atender, mas infelizmente, algumas pessoas não compareceram e impediram que chamássemos outras para os procedimentos”,
desabafa o secretário de Saúde, Wellington Bezerra.
Do dia 27 ao dia 29 foram realizados 108 ecocardiogramas, 76 atendimentos otorrinolaringológicos, 180 dermatológicos e 17 vídeos nasais. Além destes, 35 pacientes passaram pela Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), 42 pelo Holter, 151 pelo oftalmologista e 40 pela urologia, totalizando 649 pacientes atendidos.
“Temos feito a nossa parte, colocando todos os meios para os atendimentos e quem ganha com isso é a população. Assim como já disse em outras vezes, estamos cada dia mais buscando zerar as filas de espera e assim faremos”,
frisa Bezerra.