Deputado estadual Paulo Araújo afirma nunca ter acreditado na candidatura do colega Júlio Campos
O deputado estadual Paulo Araújo (PP) diz nunca ter acreditado na possibilidade de o deputado estadual Júlio Campos (União) ganhar a eleição para presidente da Assembleia Legislativa. Ele afirmou que o colega não tem o apoio consensual dos demais parlamentares.
O deputado estadual Paulo Araújo (PP) entende que não haverá briga pelo cargo de presidente na Mesa Diretora, pois os deputados votarão em uma chapa de consenso.
A eleição da Mesa Diretora, que será responsável pelo biênio 2025/2026, está prevista para ocorrer em setembro deste ano e o principal cotado para a presidência é o deputado estadual Max Russi (PSB). Atualmente, ele ocupa o posto de primeiro-secretário.
Contudo, Júlio Campos também demonstrou interesse em presidir a Casa de Leis. Ao perceber que não era a preferência dos parlamentares, passou a articular com a Max a possibilidade de compor a chapa como vice.
Além disso, afirmou que os nomes para presidente e primeiro-secretário serão anunciados até setembro, o que deverá impulsionar as articulações.
“Eu nunca acreditei que Júlio pudesse disputar a eleição da Mesa. A tendência lá é de consenso, como sempre foi. Nunca tivemos uma concorrência de duas chapas na Assembleia e acredito que, desta vez, teremos só uma chapa”, disse.
A Mesa Diretora
A Mesa Diretora da Assembleia é composta de sete cadeiras. A mais importante é a de presidente, que determina as datas de votações, tira e coloca em pauta projetos e representa a Casa de Leis.
A segunda mais importante é o primeiro-secretário, que comanda o orçamento, na casa de R$ 700 milhões.
Há ainda as cadeiras de vice-presidente, segundo-vice-presidente, segundo secretário, terceiro secretário e quarto secretário.