Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA – Vereadores serão ouvidos sobre áudio difamatório a partir da próxima semana

Sergio Roberto / Enfoque Business 19/06/2024 Política

Os primeiros convocados são a presidente Elaine Antunes, e os vereadores Romer Japonês e Davi Oliveira

Horácio Pereira negou a autoria do áudio

Vereadores serão ouvidos sobre áudio difamatório a partir da próxima semana

A Polícia Judiciária Civil começará na próxima semana, no dia 26 de junho, a coletar depoimentos sobre o áudio difamatório que circulou pelas redes sociais no mês de abril contendo ofensas a vereadores, denúncia de ilegalidades em licitações e atos em desconformidade com o decoro parlamentar nos “corredores” da Câmara Municipal de Tangará da Serra.

O áudio contém falas atribuídas ao vereador Horácio Pereira (Republicanos) e se espalhou pela web nos últimos dias de abril, gerando grande desconforto no ambiente do Legislativo. No material, há citações de nomes, como dos vereadores Romer Japonês (PV) e Davi Oliveira (PSB).

Após tomar conhecimento do incidente, na sessão de 30 de abril, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Elaine Antunes (PL), apresentou requerimento verbal para contratação de perícia técnica para atestar a autenticidade do áudio atribuído a Horácio Pereira, ou identificar se o material foi montado. O requerimento verbal foi aprovado, com a perícia sendo realizada por empresa especializada no estado de São Paulo e deverá ser concluída nos próximos dias.

A princípio os depoimentos começariam nesta terça-feira, 18, porém, por ser um dia de sessão ordinária, o departamento jurídico da Câmara solicitou o adiamento das oitivas. Os primeiros depoimentos convocados pela autoridade policial são da presidente Elaine Antunes (por ter requerido a perícia) e dos vereadores Romer Japonês e Davi Oliveira, citados do áudio.

Negativa - Ainda no dia 30 de abril, na tribuna da Câmara, o vereador Horácio negou a autoria do áudio e disse se tratar de uma “fake news”. Ele garantiu já ter tomado medidas jurídicas e que tenta identificar a origem do material.

“Pedi pros meus colegas, ‘pras’ pessoas que me acompanham, para buscar de onde partiu (o áudio), sendo que do meu whatsapp não foi e eu também desconheço desses áudios”,

disse.

Já o líder do Executivo na Câmara, Rogério Silva, parabenizou o pedido de perícia feito pela presidência da casa e destacou a gravidade da situação gerada pelo vazamento do áudio.

“Uma acusação dessas, partindo de uma autoridade constituída, eleita pelo voto direto… vossa excelência tem o dever de levar a verdade real à população”,

disse, referindo-se ao pedido de perícia apresentado pela presidência da casa.

“Vamos descobrir quem foi”, garante vereador citado

O vereador Romer Japonês, que teve seu nome citado no áudio, reproduziu o material na tribuna no dia 30 de abril e destacou que há registro de ocorrência da própria Câmara na Polícia Judiciária Civil e que torce para que o material não seja autêntico.

“Fui citado nesse áudio… Tem esposo que não deixou a esposa vir trabalhar aqui no outro dia por causa de uma fala dessa daqui… aqui diz que nesta casa tem mulher casada tendo caso com vereador, homem beijando homem no corredor, vereador em corrupção… Essas ‘fake news’ tem que acabar, isso é inadmissível! Temos que lembrar que atrás de cada vereador, de cada servidor, há uma família. Torço para que seja fake news… se isso foi uma montagem, temos que desmascarar quem fez”,

disse, em tom severo.

O áudio contém falas atribuídas ao vereador Horácio Pereira (Republicanos) e se espalhou pela web nos últimos dias de abril.

Por fim, o vereador Davi Oliveira, que também foi citado no áudio que repercutiu nas redes sociais disse ter convicção de que as responsabilidades serão apuradas e levantou a possibilidade de o material atribuído a Horácio ter sido criado por um grupo de pessoas com intuito de desmoralizar a Câmara, os vereadores e o prefeito Vander Masson.

“Vamos descobrir quem foi. Temos pessoas tão baixas que deveriam morar longe daqui… isso é um grupo que existe aqui em Tangará da Serra”,

disse.



Diário da Serra

Notícias da editoria