Diário da Serra
Diário da Serra

PREPARATIVOS – Reunião do TRE/MT reuniu dez municípios em Tangará da Serra para tratar das eleições 2024

Rosi Oliveira / Redação DS 29/07/2024 Política

Objetivo é de assegurar a transparência e segurança do pleito que se aproxima

Reunião foi realizada na última sexta-feira

Reunião do TRE/MT reuniu dez municípios em Tangará da Serra para tratar das eleições 2024

Com a presença de dez comarcas, aconteceu durante todo o dia da última sexta-feira, 26, em Tangará da Serra, a reunião preparatória para as eleições de 2024. A reunião que já ocorreu em Barra do Garças, Sinop, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Cáceres e agora Tangará da Serra teve por objetivo assegurar, de forma integrada, a transparência na organização e segurança do pleito que se aproxima.

“É um grande termômetro para avaliarmos a nossa atuação jurisdicional, com relação as atividades que temos desenvolvido nos municípios e servirá para coordenarmos ações para termos uma coesão para os trabalhos das eleições. Para que ela ocorra de forma harmônica e que não haja discrepância na condução da eleição pelos juízos das respectivas zonas eleitorais”,

destaca o juiz Arom Olímpio Pereira, da 13ª Zona Eleitoral, com sede em Barra do Bugres.

Presidindo todas as reuniões e fazendo questão de acompanhar os treinamentos, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, salientou a importância dos encontros regionais.

“As reuniões preparatórias são uma oportunidade de discutir com os juízes eleitorais questões importantes relacionadas ao pleito deste ano e a razão de fazermos em polos é que facilita para eles e assim, podem discutir os principais desafios durante as eleições municipais”,

pontua.

“Estamos alinhando com eles o uso da tecnologia, o uso das urnas eletrônicas, estamos verificando a questão da propaganda eleitoral e de lidar com qualquer tipo de desinformação ilegal e irregular de uma forma mais concreta”,

ressalta a desembargadora, que falou do desafio de lidar nessas eleições com a inteligência artificial.

“Essa é uma novidade que vai fazer, vai forçar com que nós estudemos mais e verifiquemos através de técnicos esse tipo de propaganda eleitoral”,

comentou.

Depois de Tangará da Serra, o último município a receber o ciclo de reuniões preparatórias será Cuiabá, no dia 2 de agosto, com a participação das Zonas Eleitorais da capital e de Várzea Grande, abrangendo as cidades do entorno.

Uso da inteligência artificial é apontado como maior desafio por magistrados

O ciclo de reuniões preparatórias para as Eleições Municipais de 2024 realizado no polo de Tangará da Serra reuniu representantes de diferentes Zonas Eleitorais da região.

Dentre os diversos assuntos em destaque o uso da inteligência artificial (IA), acabou por ser um dos pontos apontados como desafiador pelos participantes para as eleições municipais de 6 de outubro.

Quando de sua aprovação em propagandas políticas, o Ministro Alexandre de Morais destacou que o Tribunal aprovava, naquele instante, uma das normas mais modernas do mundo com relação ao combate à desinformação, às fake news e ao uso ilícito da inteligência artificial.

Embora a legislação defina o uso da IA, ainda é vista como um desafio pelos magistrados. Para o juiz da 13ª Zona Eleitoral, com sede em Barra do Bugres, Arom Olímpio Pereira, o desafio será mundial.

“É o grande desafio do momento porque é algo que avança rapidamente e nós sempre chegamos depois, como usuários da internet e obviamente, como elas avançam em escala geométrica e são muito rápidas, as instituições têm tentado normatizar. Mas é um campo aberto de conhecimento que a cada dia temos uma novidade, então, ninguém tem essa resposta de como e qual a medida mais adequada para enfrentar isso”,

pontua o magistrado, que tem a mesma percepção da juíza da 60ª ZE, com sede em Campo Novo do Parecis, Cláudia Anffe Nunes da Cunha, que já está no município desde 2015, sendo essa sua terceira eleição na comarca que classifica como acirrado o período eleitoral.

“Agora são novas diretrizes, novos desafios da tecnologia. A IA é uma novidade para todo mundo”,

comenta, ao destacar a necessidade de regras e limites.

“Tem espaço para todo mundo, mas que façamos tudo dentro da lei”,

pondera.



Diário da Serra

Notícias da editoria