Diário da Serra
Diário da Serra

ÚLTIMAS DEFINIÇÕES – Partidos de Tangará da Serra agendam convenções para escolha de candidatos

Rosi Oliveira / Redação DS 30/07/2024 Política

Várias legendas já marcaram suas datas

Política

Há dois meses do pleito eleitoral de 2024 que acontecerá em 6 de outubro, os partidos têm até a próxima semana para anunciarem os nomes que concorrerão aos cargos de prefeito, vice e vereadores. Para essas decisões os partidos realizam até o dia 5 de agosto as Convenções Partidárias, conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política.

Nesse período, os partidos se alinham e se juntam, o que é chamado de coligação, para garantirem maior força. A junção permite que os partidos se apoiem, juntando as legendas em busca do objetivo, que é chegar ao cargo em disputa.

De certa forma, as convenções são uma eleição interna para escolha dos candidatos que representarão os partidos no pleito municipal. Nas convenções além dos nomes, são escolhidos os números que cada candidato terá para ser votado, aquele que será trabalhado no período eleitoral e que estará na urna eletrônica para ser votado pelo cidadão.

Em Tangará da Serra, a maioria dos partidos agendaram suas reuniões para escolha de candidatos. A primeira convenção a acontecer será do Republicanos, marcada para esta terça-feira, dia 30 de julho, que terá como candidato a prefeito o presidente do partido, o advogado Fábio Martins Junqueira. Para essas eleições, ele contará com o apoio do Partido Social Democrático (PSD), sob presidência de Chico Clemente, Partido Renovador Trabalhista (PRTB),  Chiquinho Garcia; Partido Progressistas (PP), Wagner Ramos; Partido Democrático Trabalhista (PDT) - Willians Reis; além do Republicanos. A reunião acontecerá às 18h, na Avenida Brasil, nº 1612-W, antiga Só Bora.

No dia 1º de agosto o União Brasil se reúne, tendo já definido o nome do candidato a prefeito como sendo Vander Masson, presidente do partido.  Para o pleito e na convenção, o União contará com apoio do Partido Liberal (PL), sob a presidência de Palmínio Garrido, de onde sairá o nome indicado a vice. Terá ainda o Podemos, cujo presidente é Magno César Ferreira; Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Vagner Constantino; Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Marcelo Alves da Silva; Agir, Luiz Marcos Nogueira de Oliveira; e Partido Renovação Democrática (PRD), Isaque Oliveira. Ainda poderá contar com mais dois partidos apoiadores, contudo, não confirmada a realização da convenção.

A reunião está marcada para às 17h30, no Dom Ambrósio e contará com a presença do governador, Mauro Mendes.

Além destes partidos que já escolheram seus candidatos a prefeito, no dia 3 de agosto acontecerá a convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB), sob a presidência da advogada Karen Rocha. A reunião será na Rua 7-A, bairro Parque das Mansões, n º260-W, a partir das 14h.

Diário da Serra

Notícias da editoria