O tema para 2024 é Fechando a Lacuna: Apoio à Amamentação para Todos
A Semana Mundial da Amamentação, celebrada todos os anos de 1 a 7 de agosto, é uma campanha global coordenada pela OMS para aumentar a conscientização e estimular ações sobre temas relacionados ao aleitamento materno. A campanha de 2024 celebrará as mães que amamentam em toda a sua diversidade, ao longo de suas jornadas, ao mesmo tempo, em que mostrará as maneiras como as famílias, as sociedades, as comunidades e os profissionais de saúde podem apoiar cada mãe que amamenta.
A OMS e a Unicef recomendam que as crianças iniciem a amamentação na primeira hora após o nascimento e sejam amamentadas exclusivamente sob livre demanda durante os primeiros 6 meses de vida, o que significa que nenhum outro alimento ou líquido seja fornecido, incluindo água.
A partir dos 6 meses de idade, os bebês devem começar a comer alimentos complementares seguros e adequados e continuar a amamentar até os dois anos de idade ou mais. No entanto, apesar das recomendações da OMS e da Unicef, menos da metade dos bebês começa a amamentar na primeira hora de vida, e menos da metade dos bebês com menos de 6 meses é amamentada exclusivamente.
Globalmente, mais de 800.000 mortes de crianças menores de 5 anos poderiam ser evitadas seguindo práticas ideais de amamentação de início precoce (na primeira hora de vida), amamentação exclusiva por 6 meses e continuando a amamentação com alimentos complementares apropriados até 2 anos ou mais.
A amamentação é um ato de amor e cuidado que beneficia tanto a mãe quanto o bebê, estabelecendo um vínculo único e promovendo o desenvolvimento saudável.