Diário da Serra

QUEIMADAS EM VEGETAÇÃO – Efetivo dos bombeiros consegue debelar incêndios em diversas áreas de Tangará da Serra e intensifica ações na Aldeia Formoso

Rosi Oliveira / Redação DS 26/08/2024 Polícia

Equipes estão na Fazenda Netolândia

Últimas semanas foram de intenso trabalho

Com fortes indícios de que os incêndios na região de Tangará da Serra estão sendo provocados por pessoas, os bombeiros seguem atuando no combate. A informação foi repassada pelo Comandante da Regional VI do Corpo de Bombeiros Militar, com sede em Tangará da Serra, o Tenente-Coronel BM Rafael Correia dos Reis que disse ter havido na manhã do dia 24, sábado, incêndio no Jardim dos Ipês, ou seja em área urbana.

“Estamos todos empenhados nos combates e todo efetivo está trabalhando. No sábado tivemos um incêndio no fundo do Jardim dos Ipês, próximo ao campo de futebol e pastagens próximas”,

indicativo de que há pessoas mal-intencionadas agindo na propagação das queimadas.

O Tenente-coronel informou que já foram fechadas as atuações das equipes na agrovila 3, 19, 20 e Paloma.
Também já foram cessados os incêndios e retiradas as equipes do Corpo de Bombeiros da Serra da Chocadeira, mas disse ainda haver combate às chamas na Aldeia Formoso, na região da fazenda Netolândia, onde as equipes estão trabalhando incessantemente.

“Temos remanejado os homens para essa área agora, onde precisamos intensificar os trabalhos”,

comenta.

Novos dados do MapBiomas mostram que a perda histórica de áreas naturais no Brasil até 1985 totalizava 20% do território. Nos 39 anos seguintes (1985-2023), essa perda avançou para outros 13% do território (110 milhões de hectares), totalizando em 2023 a marca de 33%. As perdas neste período mais recente impressionam, pois representam 33% de tudo que foi antropizado desde a chegada da colonização europeia até 2023. Áreas naturais incluem vegetação nativa, superfície de água e áreas naturais não vegetadas, como praias e dunas. Metade desse total (55 milhões de hectares) ocorreu na Amazônia.



Diário da Serra

Notícias da editoria