Diário da Serra
Diário da Serra

Bombeiros de Tangará seguem em rescaldo e monitoramento em canaviais de Nova Olímpia e Barra do Bugres

Redação DS 16/09/2024 Geral

Munícipes estão sendo impactados e prejudicados em virtude da fumaça extrema sobre a cidade

Geral

Já há algum tempo que os moradores de Tangará da Serra têm convivido com dias acinzentados de uma poluição substancial pela fumaça dos incêndios que estão por todos os lados e regiões. Mas no sábado, 14, os munícipes ficaram ainda mais impactados e mais prejudicados em virtude que essa fumaça se fez ainda mais extrema sobre a cidade.

Por volta das 18 horas, com ventos substanciais, a fumaça acabou tomando conta inclusive, das residências, de onde era possível sentir o cheiro forte. Segundo informações do Capitão do Corpo de Bombeiros Militar em Tangará da Serra, responsável pela 3ª Companhia Independente, Caíque Xavier, essa fumaça é em decorrência das queimadas que ocorrem em todo o país.

“Ela decorre de todos os incêndios florestais que aconteceram no Brasil e na América Latina, que tem uma faixa intensa tomada de fumaça o que não afeta somente Tangará da Serra. Pela mudança climática também que indica tempestades e fez a fumaça baixar mais”,

adianta ressaltando que, a equipe esteve em combate direto às chamas em canaviais em Barra do Bugres e Nova Olímpia nesse final de semana.

“Estiveram na quinta e sexta-feira fazendo o combate direto e hoje estão no rescaldo e fazendo o monitoramento dessas áreas, onde tem uma ou outra chama, tem fumaça, mas o fogo já está controlado”,

revela o comandante.

Ainda de acordo com Xavier, o trabalho de rescaldo deve perdurar por mais alguns dias nessa região que está sob monitoramento constante.

A seca e a palhagem dos canaviais são combustíveis para o fogo e todo o contexto facilita sua propagação.

Diário da Serra

Notícias da editoria