Diário da Serra
Diário da Serra

SINAL VERMELHO – Crescimento no número de acidentes causa cancelamento de procedimentos no Hospital Municipal

Rosi Oliveira / Redação DS 17/09/2024 Geral

Muitos pacientes, que na maioria são jovens, tem ficado com sequelas irreversíveis

Números estão inchando sistema

Dentro de uma semana, Tangará da Serra contabiliza sete mortes no trânsito de forma extremamente violentas.

Embora somente os laudos periciais possam esclarecer os fatos de forma detalhada, imparcial e segura, os casos têm o ser humano e o fator pressa, alta velocidade, e irresponsabilidade como atores visíveis.

Um desses acidentes aconteceu no dia 07 de setembro (feriado) e ceifou a vida de um motociclista que trafegava pela Avenida Ismael José do Nascimento. Ele foi colhido por um veículo que, flagrado em imagens de câmeras de monitoramento, aparenta estar acima da velocidade permitida para a via. Um dia antes um acidente na MT-358 vitimou duas mulheres.

Já neste domingo, 15, mais quatro vidas se perderam, além de duas pessoas também ficarem gravemente feridas em outro acidente no Anel Viário, nesta segunda, 16, onde foram atingidas em uma motocicleta por um carro. Os dois ocupantes da moto tiveram fraturas expostas e precisaram passar por cirurgias.

Todos estes acidentes acabam por fazer com que o sistema de saúde do município fique sobrecarregado, causando inclusive, cancelamento de cirurgias eletivas.

“Temos um sistema que está asfixiado com o número de acidentes registrados em Tangará da Serra e temos que suspender os procedimentos de urgência e emergência para realizar esses atendimentos”,

comunica o secretário municipal de Saúde, Wellington Bezerra, em coletiva à imprensa nesta segunda.

“Nesse momento não temos leitos de UTI vazios. Estamos na nossa capacidade de atendimento exaustivo. Não dá para fechar os olhos para o que está acontecendo”,

destaca o secretário, ao solicitar a todos os envolvidos no trânsito, mais cautela e calma.

“As UTIs estão lotadas e as urgências e emergências também só com acidentes rotineiros que estão acontecendo na nossa cidade”,

detalha o gestor.

Ainda, de acordo com Bezerra, em muitos dos casos atendidos na unidade, os pacientes, que na maioria são jovens, tem ficado com sequelas irreversíveis.



Diário da Serra

Notícias da editoria