Diário da Serra
Diário da Serra

PROGRESSO – Alunos participam de ação ambiental em nascente do rio Ararão

Sergio Roberto / Enfoque Business 19/09/2024 Geral

A próxima nascente a receber trabalhos é a do córrego Cristalino, nesta sexta

Área recebeu plantio de mudas de árvores nativas

Cerca de 20 crianças da escola municipal Diva Martins Junqueira participaram de ação de preservação ambiental junto à primeira nascente do rio Ararão, localizada no distrito de Progresso, em Tangará da Serra. O evento, alusivo ao Dia da Árvore, integra o projeto Cultivando Água Boa e foi promovido pelo Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC) e parceiros.

Na localidade verte a primeira nascente do rio Ararão, um dos afluentes do rio Sepotuba. A nascente está localizada em meio a uma área de pastagens e lavouras.

Durante o evento com os alunos, a área da nascente recebeu plantio de mudas de árvores nativas (angico, aroeira, cumbaru, ipê, entre outras). A mesma área ainda receberá a instalação caixas de contenção, curvas de nível num raio de 50 metros e mais de 30 intensificadores de recarga. Estes intensificadores consistem em drenos com cano de PVC rígido (100 mm) de 02 metros de comprimento, perfurado, envolvido em manta geotêxtil e inserido numa perfuração de 02 metros no solo. Uma vez no solo, o dreno recebe pedra brita, permitindo a infiltração da água e a recarga da nascente.

A coordenação dos trabalhos é do biólogo Vitor Azarias Campos, do IPAC.

  • Próximo:

A próxima nascente a receber trabalhos é a do córrego Cristalino, nesta sexta-feira, 20. Os trabalhos no local consistirão na recomposição do trabalho realizado ano passado, quando houve uma ação equivalente à de Progresso.

Localizada na fazenda Nossa Senhora Aparecida, às margens do Anel Viário e proximidades do bairro Alto da Boa Vista, a nascente do córrego Cristalino é uma das 14 que compõem a bacia do rio Queima Pé, principal fonte de abastecimento de água de Tangará da Serra.

Diário da Serra

Notícias da editoria