Diário da Serra
Diário da Serra

INCENTIVO AO EMPREENDEDOR – Prodec beneficia empresários de Tangará da Serra e impulsiona Jardim Industrial

Rosi Oliveira / Redação DS 02/10/2024 Geral

Indústria São Matheus iniciou com oito colaboradores e hoje já são 20

Área de coleta de materiais da indústria São Matheus

Nascida de um sonho de empreender de Jaime Luiz Hartmann, a indústria São Matheus se destaca na confecção de vassouras, rodos, sacos plásticos para lixo, pás, entre outros materiais para limpeza.

A princípio, todo o material para confecção de seus produtos vinha de fora do município, o que acabava encarecendo os custos. Por esse motivo, os donos viram na coleta de materiais recicláveis uma forma de mudar essa dinâmica, impulsionar o negócio, baratear os custos, gerar empregos e contribuir com a arrecadação municipal.

Um dos primeiros passos foi o de alugar um local que comportasse a estrutura e que no início foi alugado. Mas com visão futurista, o empresário Matheus de Araújo Hartmann pleiteou o apoio do Programa de Desenvolvimento Econômico de Tangará da Serra (Prodec), junto ao município de Tangará da Serra, sendo a empresa contemplada com um terreno no Alto da Boa Vista, no Jardim Industrial.

“Hoje a indústria São Matheus tem o segmento de reciclagem, que fazemos todo processamento dos resíduos plásticos que coletamos em fazendas, em cooperativas e em alguns clientes nossos, sendo resíduos que iriam para o meio ambiente”,

revela o empresário que administra a empresa há seis anos.

“Fazemos a coleta, a separação, trituramos, lavamos e fazemos a matéria prima para a nossa industrialização e depois disso, trazemos para a indústria para a produção dos nossos produtos”,

pontua.

“Antigamente a gente tinha a nossa reciclagem numa área que não era própria e com esse benefício, conseguimos sair de uma área total de mil metros quadrados, com um barracão de 300 metros quadrados, para uma área de cinco mil metros quadrados”,

comemora.

“Saímos de um processamento de 30 toneladas mês para 70 até 80”,

informa.

“Dentro desse espaço fizemos um barracão de mil metros quadrados e já estamos com outras ampliações no local”,

informa Matheus, ao destacar que no início eram apenas oito os colaboradores, que hoje já somam 20, e que, com uma parceria com o Governo do Estado há reeducandos trabalhando na empresa de reciclagem.

“O Prodec nos ajudou bastante. Com esse benefício conseguimos aumentar muito, tanto a mão de obra quanto os investimentos na cidade”.



Diário da Serra

Notícias da editoria