Diário da Serra
Diário da Serra

DOMINGO – Pelo menos nove estados terão Lei Seca durante eleições; em MT será parcial

G1 MT / Agência Brasil 04/10/2024 Polícia

Justiça proibiu a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em 10 cidades de MT

Polícia

Pelo menos nove estados brasileiros proibirão a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições municipais, marcadas para domingo, 6. Em seis deles, a medida valerá em todo o estado: Acre, Amapá, Pará, Piauí, Maranhão e Alagoas.

Em outros três – Tocantis, Goiás e Mato Grosso, a medida será restrita a zonas eleitorais específicas

No Mato Grosso a Justiça Eleitoral proibiu a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em 10 cidades durante o final de semana de eleições. A restrição começa às 23h do dia de 5 de outubro e vai até às 19h do dia seguinte nas cidades de Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Campinápolis, Poxoréu, Campos de Júlio, Sapezal, Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte e São José do Xingu.

A venda não poderá ser feita em bares, restaurantes e outros comércios. O consumo também é proibido em locais públicos.

A proibição da venda de bebidas alcoólicas durante as eleições é decidida localmente pelas autoridades de segurança pública e eleitorais. A ideia é reduzir os riscos de desordem que prejudiquem o processo eleitoral.

Em caso de descumprimento da medida, o infrator ficará sujeito à prisão em flagrante pela prática do crime de desobediência previsto no art. 347 do Código Eleitoral, combinado com o art. 330 do Código Penal.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), entidade que se posiciona contra a Lei Seca nas eleições, informou que

“nos estados que ainda têm lei seca, a Abrasel tem recorrido para derrubá-la”,

informou a assessoria de imprensa da associação.

Diário da Serra

Notícias da editoria