Diário da Serra

Campanha de atualização de rebanhos encerra nesta terça

Redação DS 10/12/2024 Rural

A campanha abrange uma ampla variedade de espécies que precisam ser atualizadas no informe de rebanhos do Indea

Rural

A Campanha Estadual de Atualização do Estoque de Rebanhos em Mato Grosso, uma iniciativa obrigatória para todos os produtores rurais do estado, termina nesta terça-feira, dia 10 de dezembro. A ação tem sido conduzida pelo Governo do Estado através do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) desde o início de novembro.

A campanha abrange uma ampla variedade de espécies que precisam ser atualizadas no informe de rebanhos do Indea. Entre elas estão bovinos, bubalinos, suínos (inclusive os de subsistência), ovinos, caprinos, equinos, muares (mulas), asininos (burros), aves como peru, pato, marreco, galinha e codorna, além de peixes, colmeias e abelhas rainhas.

“Ao termos dados atualizados sobre o quantitativo e locais onde eles estão concentrados, podemos mapear e atuar em caso de risco sanitário, e agir de forma eficaz e certeira”,

destaca a presidente do Indea, Emanuele de Almeida, ao falar da importância da campanha. Essa atualização não só garante a manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense, mas também assegura a competitividade do setor nos mercados internacionais.

De acordo com o responsável pela unidade do Indea-MT de Tangará da Serra, Samuel Francisco, não haverá prorrogação do prazo da comunicação de estoque de rebanhos e o produtor rural que não realizar a atualização dentro do prazo poderá ser multado no valor de R$ 6.383,00, além de ficar impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).

“Caso esses produtores não façam a atualização de estoque de rebanho até o dia 10 de dezembro, poderão ser autuados”,

alerta, ao reforçar que em Tangará da Serra, até a última semana, 340 produtores ainda não tinham feito a atualização de estoque de rebanho.

Diário da Serra

Notícias da editoria