ZPE está na fase de conclusão da primeira quadra de lotes para a instalação das empresas
Nove meses após receber a autorização para as atividades alfandegárias, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres está na fase de conclusão da primeira quadra de lotes para a instalação das primeiras empresas. Segundo o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a previsão é que a ZPE comece a operar com a primeira empresa em janeiro de 2025.
A ZPE é uma área de livre comércio com o exterior, destinada à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem exportados. A ZPE de Cáceres foi criada por meio de decreto presidencial em março de 1990, mas só começou a sair do papel depois de 30 anos. Em março deste ano, foi alfandegada.
“(…) Uma obra está sendo executada pela Secretaria de Infraestrutura e a previsão é que fique pronta em janeiro. Concluída, vamos fazer a inauguração oficial da ZPE, que já está funcionando e é uma realidade”,
afirma César Miranda.
A Zona de Processamento de Cáceres é a terceira do Brasil alfandegada e tem uma área de aproximadamente 240 hectares. O projeto foi dividido em cinco módulos, que são os lugares onde as empresas vão se instalar, além da área administrativa.
A primeira empresa a se instalar no local será a Floresteca, para exportação de madeira de manejo sustentável. As empresas que se instalarem na ZPE terão acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais. Além da Florestaca, outras empresas já são prospectadas, principalmente do setor da agroindústria e maquinários, segundo o secretário.
A obra foi retomada em 2020 pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), e concluída em dezembro de 2023. Ao todo, foram investidos R$ 16 milhões da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).