Desaparecimento será divulgado nas redes sociais e os usuários tomarão conhecimento do fato
Iniciado nos Estados Unidos, o protocolo Amber Alerts acaba de ser implantado no Estado, ferramenta que auxilia na localização de crianças e adolescentes desaparecidos. A adesão no Brasil, que foi o 33º país do mundo a aderir a ferramenta, ocorreu em agosto de 2023 e teve como primeiros integrantes do Sistema os entes federados Ceará, Minas Gerais e Distrito Federal.
O programa é uma parceria do Ministério da Justiça entre a empresa Meta, proprietária do Facebook e Instagram e ajudará de forma exponencial que as polícias possam ter informações sobre desaparecimento de crianças e adolescentes, uma vez que o desaparecimento será divulgado nas redes sociais e os usuários tomarão conhecimento do fato. O Amber Alerts é ativado em alguns casos de rapto ou sequestro de crianças.
“Basicamente consiste em um sistema de alerta de crianças e adolescentes desaparecidos ou em situação de risco iminente, que será inserido nos feeds dessas plataformas de redes sociais em um raio de até 160 quilômetros do local do ocorrido”,
detalha o delegado de Tangará da Serra, Edmar Faria Filho.
Cabe ressaltar que o programa é exclusivamente voltado ao desaparecimento de crianças e adolescentes.
“Tem alguns requisitos que devem ser preenchidos, dentre estes, que seja somente para crianças ou adolescente e não contemplará maiores de idade. A alimentação do sistema será realizado com fotos recentes e essa criança deverá estar em risco ou em perigo iminente de vida tendo sua integridade física ameaçada ou ter sido sequestrada”,
relata o delegado Edmar, ao destacar que caso ocorra o desaparecimento tão logo os pais registrem o boletim, os policiais iniciarão o processo que começa na comarca do desaparecimento, segue para Cuiabá, onde fica o Núcleo de Pessoas Desaparecidas, e após será encaminhado a Brasília, onde o site é alimentado, oportunidade em que a foto do desaparecido será inserida. Outro fator a ser destacado é que o sistema somente contempla desaparecidos recentes, não sendo possível inserir desaparecidos de longa data.