Diário da Serra
Diário da Serra

RETROSPECTIVA – Educação de Mato Grosso alcança 8° melhor resultado do país

Fabíola Tormes Homsi / Redação DS 24/12/2024 Educação

Mato Grosso teve o segundo maior avanço no resultado do Ensino Médio da rede pública

Educação estadual em destaque

Educação de Mato Grosso alcança 8° melhor resultado do país

Mato Grosso alcançou a 8ª posição entre os 10 melhores estados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país, de acordo com resultado divulgado em agosto pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir das avaliações realizadas em 2023.

O resultado apontou uma melhora no Índice de Desenvolvimento, se comparado aos resultados da última edição, de 2021. No Ideb 2023, Mato Grosso teve o segundo maior avanço no resultado do Ensino Médio da rede pública, em comparação com o Ideb 2021. Na avaliação de 2023, a média foi de 4,2. No Ideb anterior, o índice de Mato Grosso havia sido 3,6.

Para o diretor Regional de Educação (DRE), polo Tangará da Serra, Saulo Scariot, o resultado é fruto de um trabalho conjunto, capitaneado pelo Governador Mauro Mendes e secretário de educação Alan Porto, que estabeleceram como meta estar entre os 10 melhores Idebs do país até o ano de 2026 e entre os 5 melhores até 2032.

“É com muita alegria e satisfação que falo dos resultados do que foi o ano de 2024 para a educação pública do Estado do Mato Grosso, em especial para Tangará da Serra e região”,

comemora o educador, que é responsável por uma região que atende sete municípios, mais de 3.500 profissionais da educação e mais de 21 mil estudantes distribuídos em 40 unidades escolares.

“Em destaque pelo que vem acontecendo na educação, eu celebro os resultados educacionais. A última prova da Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica], o resultado do Ideb, que mede o índice de desenvolvimento da educação, a qualidade da educação a nível de país. Nós saímos da 22ª colocação, estamos em oitavo lugar no ensino médio, isso nos coloca entre as 10 melhores educação do país e sabemos que estamos no caminho certo. O nosso objetivo, já na próxima prova Saeb que vai acontecer, em 2025, é estar entre os cinco melhores”.

Além deste destaque da educação estadual, o diretor relembra também a premiação da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Tangará, pelo desempenho no Ideb.

“Esses resultados nos colocaram entre as cinco melhores Diretorias Regionais do Estado do Mato Grosso, ocupando a quarta colocação em termos de desenvolvimento, indicadores. Isso é um motivo de muita alegria e, em especial, quero agradecer a todos os profissionais de educação, os professores, os estudantes, toda a comunidade escolar pelo empenho”.


DRE de Tangará avança no processo de ensino e aprendizagem e ultrapassa meta estabelecida para 2024

Além do destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a educação de Mato Grosso também avançou nas avaliações realizadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Indicador do Processo de Ensino e Aprendizagem (IPEA-MT).

O indicador avaliou o Ensino Fundamental, do 2º ao 9º ano, e o Ensino Médio, do 1º ao 3º ano e o resultado foi positivo, proporcionando um cenário ainda mais decisivo para o cumprimento das metas definidas no programa Educação 10 Anos do Governo de Mato Grosso.

“Com esse indicador é possível fazer correções de rotas rápidas para melhorar a educação”,

garante o diretor Regional de Educação (DRE), polo Tangará da Serra, Saulo Scariot, ao exemplificar com o avanço da Regional em que atua.

“No ano passado, nós tínhamos a meta aqui para a nossa Diretoria Regional de 5.80, e nós atingimos a nota de 5.42. Então, somente 28% das nossas unidades escolares atingiram a meta. E para o ano de 2024, que a nossa meta já era maior, de 6.17, nós, além de alcançar, passamos a meta que foi 6.6”, comemora.

“75% das nossas unidades escolares atingiram a média, essa meta para o ano de 2024, e isso significa que os nossos estudantes estão aprendendo, estão no caminho certo”,

completa.

“E sabendo desse resultado, sabendo desse crescimento, nosso governador Mauro Mendes já cravou que é possível para o ano de 2025, com esse avanço que está acontecendo na educação, nós chegarmos aí entre as cinco melhores de educação do país. Nós já estamos entre as 10 melhores, mas queremos estar entre as cinco melhores e quem sabe atingir o primeiro lugar”,

finaliza.



Diário da Serra

Notícias da editoria