Estudantes que fizeram o Enem em 2024 poderão tentar vagas em universidades públicas
Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 poderão usar suas notas para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta sexta-feira, 17. O prazo será encerrado em 21 de janeiro.
Os resultados do Enem foram divulgados nesta segunda-feira, 13, e podem ser acessados pelo endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. Os dados necessários para login são o CPF do candidato e senha cadastrada no gov.br.
Um balanço sobre os resultados foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios. De acordo com o ministro, houve uma “intensa procura” no site, mas houve um trabalho para estabilizar os acessos.
“Houve momentos de pequena instabilidade, mas houve intervenção imediata”.
Além do período de inscrição, o Sisu terá outras etapas. A chamada regular será em 26 de janeiro. Os selecionados terão do dia 27 a 31 de janeiro para fazer a matrícula ou o registro pré-acadêmico na instituição. A manifestação de interesse na lista de espera poderá ser feita entre os dias 26 e 31 de janeiro.
A seleção seguirá a ordem de notas obtidas pelos candidatos de acordo com as vagas ofertadas em casa curso. No sistema, o estudante poderá ter noção da nota de corte para o curso pretendido e selecionar duas opções. As inscrições serão permitidas na modalidade de ampla concorrência ou via cotas.
Tido como a principal porta de entrada no ensino superior no país, o Enem também é usado para outros programas além do Sisu. Outra possibilidade é o ProUni, que oferta bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes de baixa renda. As bolsas podem ser integrais, que cobrem 100% da mensalidade, ou parciais, que cobrem 50%, em cursos de graduação.
Nesta etapa, as inscrições serão abertas entre 24 e 28 de janeiro. A primeira chamada será feita em 26 de fevereiro, e a segunda em 26 de março. A manifestação de interesse na lista de espera será em 26 e 27 de março.
De acordo com o ministro da Educação, o calendário do ProUni ainda é previsto. As datas serão confirmadas depois da publicação do edital do programa.
Estudantes que fizeram o Enem podem, ainda, se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que financia até 100% das mensalidades em instituições de ensino privadas. As notas do Enem também podem ser usadas para ingresso em universidades de Portugal conveniadas com o Ministério da Educação brasileiro.
As inscrições para o Fies serão entre 4 e 7 de fevereiro e os resultados serão divulgados em 18 de fevereiro. O início da convocação da lista de espera será em 25 de fevereiro. Camilo Santana informou que estudantes de baixa renda devem ter garantido o financiamento de 100% dos cursos.