Diário da Serra

PSA ARARÃO - Produtores da região do Ararão receberão por preservação das APPs

Fabíola Tormes Homsi / Redação DS 08/01/2025 Geral

Programa ‘Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)

Secretário Vinicius Lançone

Um dos maiores desafios para os municípios é aliar o desenvolvimento local com sustentabilidade social, eficiência da máquina pública e seus serviços, transparência e sustentabilidade ambiental.

Nesse equilíbrio entre o desenvolvimento social e econômico e a boa relação com meio ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmea) desenvolveu um cronograma de ações para Tangará da Serra nesta nova gestão, iniciada em 1º de janeiro de 2025.

“A Secretaria de Meio Ambiente teve êxito nos últimos quatro anos e não será diferente nesta nova gestão. Temos um cronograma alinhado com as propostas do prefeito Vander Masson, que ele entende como necessário para as questões ambientais nesses quatro anos”,

afirma o secretário Vinicius Lançone, ao destacar a implantação do programa ‘Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do Córrego Ararão, que visa recuperar a Área de Preservação Permanente daquela região.

“Vamos lançar até março, até o Dia da Água. Já estamos em alinhamento com o Samae e fica aqui o recado a todo produtor rural da região do Ararão que iremos estartar o pagamento por serviços ambientais. Estamos com o projeto pronto, toda a área mapeada e logo lançaremos”.

Junto a esse trabalho na região do Ararão, Lançone informa que será reformulado e relançado também o projeto do PSA Queima Pé, para a adesão de novos produtores da região.

“Para que possam participar desse projeto de recuperação e manter sua biodiversidade e, em contrapartida, o Município realizar ações de recuperação e conservação de nossas matas”.

Concomitante a esses projetos, a Secretaria de Meio Ambiente segue trabalhando para a conclusão Parque Linear Urbano às margens do Córrego Mutum (Parque Dona Júlia), com previsão de inauguração em maio deste ano.

Também projeta a reforma no Parque da Família, com iluminação e calçamento, construção de áreas de lazer e convivência com instalação de playgrounds novos; e a revitalização do parque do Alto da Boa Vista, com adequação das pistas, instalação de bancos e lixeiras.

“Isso tudo para este ano. Tudo isso já está programado”.

Já para anos seguintes, além de muitas outras ações, a busca de recursos para melhorias no Parque do Bosque, reformas estruturais no Bosque Municipal, principalmente a questão do córrego, entre outros.

Diário da Serra

Notícias da editoria