Diário da Serra
Diário da Serra

Curtas

Redação DS 21/01/2025 Curtas

CURTAS – 21 DE JANEIRO DE 2024

CURTAS – 21 DE JANEIRO DE 2024

EMERGÊNCIA

Dos 20 municípios monitorados pela Defesa Civil, Salto do Céu, Paranatinga, Cuiabá, Nova Nazaré, Alto Paraguai, Luciara, Chapada dos Guimarães, Água Boa, Arenápolis, Itaúba, Nova Brasilândia, Vila Rica e Confresa decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas no estado. O decreto vale por 180 dias.

CONFRESA

O Governo de Mato Grosso vai enviar 400 cestas de alimentos e outros mantimentos para o município de Confresa, para atender às famílias afetadas pelas chuvas intensas. As doações, coordenadas pela Sala de Situação montada em decorrência das chuvas. Além dos alimentos, também serão enviados 400 kits de higiene e limpeza, 200 filtros de água e 100 cobertores.

SUPORTE ESTADUAL

Mato Grosso registrou uma média de 171,4 mm de chuvas nos primeiros 15 dias de janeiro. O dado corresponde a 80% do total registrado no mesmo mês de 2024. As informações foram divulgadas pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O governo de  MT criou uma sala de situação para monitorar os estragos causados pelas chuvas intensas.

Chuvas

Além de deixar desabrigados, a chuva já traz outros reflexos, duas mortes em causa da Chikungunya, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypt. As mortes foram em Jaciara e em Cláudia. Até esse momento, a Ses já registrou 75 casos notificados nos primeiros 20 dias do ano. O maior número de casos está em Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop. Se comparado ao mesmo período de 2024, o aumento nos casos é de 415%.

Diário da Serra

Notícias da editoria