O dia D da campanha acontecerá das 8h às 16h, sem intervalo
A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (Unitan), em parceria com o Instituto Gourmet, estará realizando neste sábado, 25, a primeira Campanha de Doação de Sangue do ano.
“Nós estaremos durante o sábado, das 8h da manhã até as 16h, não vamos fechar para o almoço. Para as pessoas que não conseguem vir durante a semana porque trabalham, essa é uma ótima oportunidade”,
convida a coordenadora do Banco de Sangue, enfermeira Juliana Gramarim.
Aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde, numa pesquisa realizada no ano de 2022. Para Ana Paula da Silva Mueller, doadora regular há quatro anos, o doar sangue é um gesto de amor e esperança.
“É um gesto simples com um impacto gigantesco, por isso sempre que possível eu incentivo as pessoas a se tornarem doadoras de sangue”.
Campanhas como está também surgem para incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras de sangue. A enfermeira explica como é o processo para ser um doador.
“Venha até a Unitan munido de um documento com foto e aqui você vai passar por uma triagem, que é uma entrevista com o profissional da saúde”,
reforça Juliana, ao comentar sobre os benefícios que um doador regular pode ter.
“Tem alguns benefícios como isenção de concurso público, isenção de vestibular, as vezes em algumas festas da cidade ou cinema, pagando meia entrada”.
Para Aparecida Martins Rodrigues, que já é doadora regular há 10 anos, o maior beneficio é servir.
“Doar sangue é um ato de amor, então é muito gratificante poder servir, é gratidão com a vida saber que meu sangue pode salvar várias pessoas”.
Com apenas uma doação, é possível salvar até quatro vidas, já que o sangue coletado é separado em diferentes componentes.
“Através de uma bolsa de 450ml a gente consegue produzir até quatro hemocomponentes que são: concentrado de hemácia, plasma fresco congelado, plaqueta e o crioprecipitado. A gente pode salvar com a sua doação até quatro vidas”.
Com a chegada do carnaval, as doações tendem a diminuir, mas a procura tende a aumentar. Segundo Juliana Gramarim, o mês de janeiro é a oportunidade para aumentar os estoques e a Unitan já tem se programado para que os estoques não fiquem zerados.
“Nós já temos campanha programada para fevereiro, antes do carnaval, e para março, pós carnaval”,
reforça, convidando a população.
“A gente conta com toda a população de Tangará, e não precisa ser só no dia da campanha, a gente está aqui de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h aguardando a sua doação”.