Diário da Serra
Diário da Serra

Ministério prorroga consulta pública sobre expansão de aeródromo de Tangará

Só Noticias 24/01/2025 Geral

A seleção dos aeroportos foi baseada no Plano Aeroviário Nacional (PAN), documento que representa o planejamento setorial e leva em conta o custo-benefício social dos investimentos a serem realizados

Geral

O Ministério de Portos e Aeroportos informou que em decorrência do grande interesse das concessionárias de aeroportos, foi prorrogado para o dia 17 de fevereiro o prazo final para participação na consulta pública do Programa AmpliAR, que visa expandir a infraestrutura aeroportuária regional brasileira e tornar o modal mais acessível. A ampliação da consulta também permitirá que os interessados tenham mais tempo de estudar a modelagem da proposta e encaminhar sugestões à minuta apresentada.

Na primeira etapa do programa, o foco será em 50 aeródromos situados na Amazônia Legal e no Nordeste, regiões com maior déficit de infraestrutura aeroportuária.

  • Em Mato Grosso, são sete cidades:

    • Aripuanã (SSOU), Juína (SWJN), Cáceres (SWKC), Tangará da Serra (SWTS), Canarana (SWEK), Porto Alegre do Norte (SDHS) e Primavera do Leste (SWPY).

Os demais 15 no Amazonas, 11 no Pará, quatro em Rondônia, um no Tocantins, três no Maranhão, um no Piauí, três em Pernambuco, três na Bahia e dois no Acre, alcançando cerca de R$ 3,4 bilhões em investimentos. A seleção dos aeroportos foi baseada no Plano Aeroviário Nacional (PAN), documento que representa o planejamento setorial e leva em conta o custo-benefício social dos investimentos a serem realizados. O leilão está previsto para ocorrer no primeiro semestre deste ano e pode gerar mais de R$ 5 bilhões em investimentos privados, beneficiando diretamente até uma centena de aeroportos regionais.

O modelo proposto no programa permitirá que as concessionárias assumam a gestão de aeroportos regionais deficitários por meio de processo competitivo simplificado. 

Diário da Serra

Notícias da editoria