A proposta é levar a universidade para municípios mato-grossenses, como Barra do Bugres
O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) se reuniu com os técnicos da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT), Edmundo Castelo e Octavio Augusto, que representavam a reitora Marluce Silva, para tratar sobre a extensão universitária da UFMT com intuito de expandir a universidade para o interior do Mato Grosso, incluindo Barra do Bugres. A reunião aconteceu na segunda-feira, 3.
“Sabemos a importância das universidades para a qualificação profissional. Nosso intuito é que Barra do Bugres se torne um polo educacional e uma referência na área da educação e desenvolvimento acadêmico. E também, é uma oportunidade da formação e qualificação da mão de obra da região”,
afirmou Guarnieri.
Os técnicos agradeceram o apoio do parlamentar e enfatizaram a necessidade de investimentos para este projeto.
“Certamente iremos desenvolver uma grande parceria em prol da educação. É o início de um importante diálogo com a universidade”,
disse Edmundo.
Atualmente a Universidade Federal de Mato Grosso conta com quatro campi: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Araguaia (dividido em duas unidades, Pontal do Araguaia e Barra do Garças), nenhum na região médio-norte.
Cidades do interior como Barra do Bugres e Tangará da Serra contam com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a qual abrange mais municípios, totalizando 13 campi.
A proposta do deputado estadual Chico Guarnieri é ampliar a oferta do número de vagas e oportunidades de mais pessoas chegarem ao ensino superior, melhorando os índices educacionais e fortalecendo a economia local.