Diário da Serra
Diário da Serra

Alunos do Fascivest se preparam para prova de interpretação de texto

Redação DS 29/09/2006 Fascivest

Alunos do Fascivest se preparam para prova de interpretação de texto

     Cumprindo o calendário de aulas proposto, o Fascivest 2006 chega à sua reta final com a última aula realizada na última quarta-feira, 27, sendo esta da disciplina de Língua Portuguesa, em que os alunos se prepararam para a aula-prova de interpretação de texto, obrigatória, no próximo dia 9 de outubro.

Ministrando a aula, a professora Ivete Corrêa começou fazendo uma leitura dramatizada de dois textos, com a ajuda de um aluno, mostrando aos presentes as formas de comunicação (verbal e não verbal) e o processo de comunicação através da mensagem. Após ela revisou ainda as modalidades textuais – descrição, narração e dissertação -, além de outras formas abordadas como a crônica, artigo, carta ao leitor, editorial, entre outras textualizações que são cobradas em vestibulares e concursos públicos, sem deixar de revisar também a gramática.

“Essa é uma aula que é de véspera de vestibular. Porque quando pensamos em língua portuguesa, nossa língua materna, da qual somos falantes, ela é complicada, e o que repassamos na aula é pouco, mas são matérias que eles vem estudando em sala de aula no decorrer desses 11 anos escolares. Então esses são apenas lembretes, abordando aquilo de aula de véspera de vestibular, apenas relembrando conceitos, sem se aprofundar no assunto, enfocando sempre a área que é de maior interesse deles, a Unemat e outras faculdades como UFMT”, declara.

Em relação ao Fascivest, a professora acredita no auxílio e preparação ao vestibular, mesmo sendo os conteúdos em aulas reduzidas, pois tirar o aluno da sala de aula e oferecer a ele uma ferramenta a mais para estudar, irá auxiliar em sua preparação. “Como já trabalho com terceiros anos, vivenciando com eles a agonia do vestibular, acredito que o Fascivest é uma ferramenta a mais que veio para somar com o trabalho que os professores desenvolvem nas escolas. E, tirar os alunos de sala normal e levar para outros lugares estimula, é um momento diferente, é um professor diferente, com uma aula diferente, saindo da mesmice”, finaliza Corrêa.

A próxima aula, interpretação de texto, é obrigatória aos alunos, pois será uma somatória da nota do Simulado que irão fazer no dia 22 de outubro, na escola Municipal José Nodari. Desta forma, o aluno que cumprir o regulamento, sendo a participação em no mínimo sete das 10 aulas do cronograma, realizar a prova de interpretação de texto e o simulado, e obtendo a melhor nota – primeiro lugar – será premiado com um computador, seguido da premiação do segundo e terceiro lugar com um aparelho de DVD Player.

O resultado do FASCIVEST será publicado no Diário da Serra no dia 25 de outubro de 2005 e a entrega da premiação será no dia 9 de novembro de 2006, às 8h, no anfiteatro do Centro Cultural.
Diário da Serra

Notícias da editoria