A nova onda de calor que atinge o Mato Grosso deve continuar ao longo da próxima semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O alerta de nível amarelo emitido pelo instituto indica que as temperaturas devem ficar 5°C acima da média. Conforme o instituto, a região central do país deve ser a mais afetada com as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

De acordo com o meteorologista do INMET Heráclio Alves a atuação de uma massa de ar mais quente presente na região Centro-Oeste está causando a onda de calor.

“Temos a atuação de uma massa de ar mais quente circulando em boa parte do centro-oeste, principalmente sobre Goiás e Mato Grosso. E com esse sistema e com pouca nebulosidade, aumentam as temperaturas. Principalmente as máximas no período da tarde, em algumas localidades, superando os 40°C. Ou seja, bem acima da média do mês inteiro”,

diz.

Em Mato Grosso, 90 municípios estão na lista das áreas mais afetadas. Conforme o meteorologista, chuvas estão previstas para a próxima semana e devem aliviar o calor na região.

Para Tangará da Serra que já teve clima de serra, bem mais ameno, as temperaturas seguem altas como em todo estado. Inicia a segunda-feira, 13, com 37ºC. Na terça, quarta e quinta-feira sobe um grau e chega a 38ºC. Já na quinta, os termômetros devem alcançar os 43ºC. Na sexta 41ºC, no sábado também 43ºC e, no domingo atinge os 40ºC. Na segunda-feira que vem, a temperatura abaixa um pouco, e chega a 35º, seguindo dentro dessa faixa durante toda a semana, mas no final da próxima semana a temperatura deve novamente, chegar a marca dos 40º, conforme previsão do Clima Tempo.