Tangará da Serra conta a partir de agora com a Procuradoria Especial da Mulher, que já está atendendo mulheres com dificuldades de todas as naturezas. O projeto é de autoria do vereador Professor Sebastian Ramos (União), aprovado em 2022, e agora foi implantado na Câmara Municipal de Vereadores, sob a coordenadoria da vereadora e presidente da Casa de Leis, Elaine Antunes (PL).
“Sempre tive vontade de montar a Procuradoria e agora como primeira presidente mulher da Câmara, nos organizamos para que ela saísse do papel”,
relata a vereadora, que é também a Procuradora oficial da Procuradoria Especial, tendo como Procuradora Adjunta a vereadora Dona Neide e a servidora Luciana Felisberto, da Controladoria Interna da Câmara Municipal que fará a parte técnica.
“Fomos a Brasília onde participamos do segundo Fórum Nacional de Gestoras e Políticas Públicas para Mulheres e lá definimos como vamos fazer e montar o calendário para as próximas vereadoras”,
informa a vereadora Elaine, que acompanhada da servidora esteve na Rádio Serra FM na manhã desta segunda-feira, dia 24.
Segundo Luciana, o objetivo da Procuradoria não é o de fazer, mas sim o de orientar e encaminhar de forma assertiva mulheres dependentes de qualquer tipo de ajuda.
“A gente quer criar um complexo de atividades para conseguirmos amparar as mulheres naquilo que for necessário”,
revela.
“Seremos um elo para que elas sejam atendidas quando viverem uma situação de abuso ou violência. Seremos uma rede de apoio tanto para nossas servidoras quanto para as munícipes tangaraenses”, completa Antunes.
“Faremos esse filtro e estaremos encaminhando para a Delegacia da Mulher, Creas, Cras ou para o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres gerido pela nossa primeira-dama Silvana Ló Masson”.
À priori, a sala da Procuradoria funcionará anexa à da Controladoria, separadamente e com total privacidade em horário de funcionamento da Câmara Municipal.
Segundo a parlamentar, a partir de agora, a meta da organização é de também oferecer orientações, audiências públicas, palestras e outras atividades.
“O nosso ideal é o empoderamento feminino. Tudo aquilo que pudermos orientar e ajudar as mulheres queremos ajudar. Queremos levar ao conhecimento da população para que elas saibam e cheguem até a gente, porque já estamos fazendo atendimentos”,
orienta.




