Após oito anos, Tangará da Serra voltou a sediar um Festival Estadual de Dança de Quadrilhas Juninas (Festrilha 2023), que aconteceu no último final de semana, no Módulo Esportivo, no centro da cidade. Foram 14 grupos do Estado, de 11 municípios mato-grossenses, se apresentando em busca do título de Melhor Junina do Estado, na etapa final do Festival.

A maior torcida era para que os grupos de Tangará da Serra, Os de Fora e Caipiras de Plantão, ficassem com o título, o que não aconteceu, sendo esse levado para Água Boa pelo grupo Pega Fogo, que ficou na frente da junina Os de Fora em uma pontuação acirrada. Os campeões conquistaram 210 pontos e a segunda colocada 209,8.

Embora a conquista do prêmio não tenha ocorrido, o secretário de Cultura e Turismo de Tangará da Serra, Wellington Machado Rondon garante que o Município foi campeão só de sediar tão grandioso festival.

“Nós tivemos para a nossa surpresa os dois dias a festa lotada. A população compareceu e participou. Foi um evento lindo, o maior festival de cultura popular do Estado de Mato Grosso, e nós tivemos o prazer de realizar aqui em Tangará da Serra”,

frisa o secretário.

“Tivemos lindas apresentações, espetáculos de danças e Tangará da Serra participou independente do horário, todos estavam ali torcendo e incentivando, e isso não tem preço que pague”,

agradece Wellington Machado Rondon.

A junina campeã recebeu o valor de R$ 20 mil e representará o Estado no Festival Nacional de Dança de Quadrilha, que acontecerá no Pará. Já o Grupo Os de Fora, segunda posição, representa o Estado no concurso de Quadrilhas Arraiá Brasil, que acontecerá em Brasília.